SIMCBIO começa com palestras sobre a importância da água para a sociedade

Palestras e conferências marcaram a manhã desta segunda-feira (11), no SIMCBIO ( Simpósio de Ciências Biológicas), que está sendo realizado esta semana na Universidade Católica de Pernambuco. Professores e estudantes de várias Instituições de Ensino Superior se reuniram no auditório G1 da Unicap para discutir a importância da água para a sociedade atual.

A primeira mesa do dia, teve como o tema Aquicultura: Gestão e Produção. O Prof Dr. Eudes de Souza Correia, Prof. Dr. Alfredo Olivera Gálvez e Prof Dr. Lourinaldo Barreto Cavalcanti, todos da  UFRPE, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do tema discutido. Eles falaram das cadeias produtivas de aquicultura do Nordeste, da relação da gestão com sustentabilidade e da rede nacional de carcinicultura (RECARCINA)

A partir das 11h, a primeira conferência do evento teve a participação do Prof. Dr. Múcio Luiz Banja Fernandes, da UPE e  Fafire. Ele comentou sobre o uso de ferramentas para compensação de impactos sobre águas costeiras. Lembrou ainda que o desenvolvimento industrial portuário no Estado de Pernambuco tem promovido ações consideravelmente danosas aos seus recursos naturais. Nesta conferência, foi apresentada uma positiva experiência de compensação de perdas de habitats naturais por meio de testes e instalações de recifes artificiais, que objetiva incrementar a exploração dos recursos marinhos costeiros.

O SIMCBIO segue até quinta-feira (14). A programação completa está disponível no site abaixo;