Seminário vai discutir “Gênero, violência e mídia”

A União Brasileira de Mulheres (UBM), em parceria com o Instituto Humanitas Unicap e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, promove o Seminário “Gênero, Violência e Mídia” buscando contribuir no enfrentamento da violência contra a mulher e o combate a todas as formas de discriminação às mulheres nos meios de comunicação.
O seminário ocorrerá no dia 19 de agosto, no auditório do bloco G4, das 8h às 18h, e tem como público-alvo militantes feministas, jornalistas e estudantes dos cursos de comunicação. Deste evento pretende-se extrair diretrizes para orientar os profissionais da imprensa pernambucana e os agentes que atuam na rede de proteção às mulheres no enfrentamento da violência doméstica no Estado. Na ocasião, também haverá o lançamento dos VTs da campanha nacional pela efetivação da Lei Maria da Penha e contra a veiculação de conteúdos discriminatórios na mídia.

Data: 19 de agosto de 2011
Local: Auditório do G4 3º andar
Informações e pré-inscrição: (81) 3221-5519/ 9954-1051
e-mail: ubmpernambuco@yahoo.com.br

Programação:

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura: Apresentação do Projeto “O Protagonismo das Mulheres e a Democratização da Mídia”.

9h45 – tema I: Gênero e Violência

a) Relações de gênero e violência: reproduzir ou reconhecer e resistir.

b) A Lei Maria da Penha, seu significado e efetividade.

10h30 – Palavra aberta

12h00 – Almoço

13h30 – tema 2: Gênero e Mídia

c) A mídia como propagadora de valores e reprodutora do status quo.

d) A notícia da violência contra a mulher

e) As mulheres como protagonistas do controle social sobre a mídia e outras formas de violência simbólica

15h00 – Palavra aberta

16h00 – Lançamento da campanha nacional pela efetivação da Lei Maria da Penha e contra a veiculação de conteúdos discriminatórios na mídia e formação dos GT’s permanentes:

01. Observação da mídia;

02. Mobilização Social pela efetividade da Lei 11.340/2006 e implementação do Pacto II.

17h00 – Encerramento

Palestrantes convidadas:
Delegada do Departamento da Polícia da Mulher, Lenise Valentim
Secretária Estadual da Mulher, Cristina Maria Buarque
Coordenadora Nacional, Doris Margareth de Jesus (UBM)
Pesquisadora, Patrícia Bandeira de Melo (Fundaj)
Pesquisadora, Sandra Raquew Azevêdo (UFCG)
Professora de Jornalismo, Ana Veloso (UNICAP)
Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Cláudia Eloi (SinjoPE)

Entenda mais sobre a Lei Maria da Penha