Seminário na Unicap discute ensino religioso em escolas

1

O auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco recebeu na manhã desta quarta-feira (26) um seminário para discutir os conceitos do ensino religioso em escolas brasileiras. O espaço ficou lotado. O evento foi organizado pelo Instituto Humanitas Unicap e pelo Fórum Diálogos.

Antes do início das palestras, a dançarina Joana D’arc Santana fez duas pequenas apresentações baseadas na cultura afro-brasileira.  Joana encantou o público e arrancou aplausos dos presentes.

Pontualmente às 9h a programação teve início. O evento foi dividido por momentos diferentes. Primeiro foi feita uma breve apresentação do Fórum Diálogos, que foi criado pelo Ministério Público para debater a diversidade religiosa em Pernambuco. O objetivo geral era claramente discutir e contribuir para a efetivação da legislação educacional vigente, como  a Resolução do Conselho Estadual de Educação  que dispõe sobre a oferta de ensino religioso nas escolas públicas integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco.

O evento contou com música afro-brasileira.

Depois da breve apresentação inicial, foi a vez da coordenadora executiva do Fórum Diálogos, Floridalva Cavalcanti, fazer uma explanação sobre a ideia central do seminário. A primeira mesa contou com representantes de  órgãos públicos da área de educação: Ana Cristina, da Secretaria de Educação do Recife; Shirley Malta, representando a Secretaria de Educação do Estado; e Fernando Gonçalves, presidente do Conselho Estadual de Educação. Todos falaram da importância do apoio do Governo em projetos como esse.

Por volta das 9h40, um painel discutiu os Desafios e Perspectivas do Ensino Religioso. A  Profa. Dra. Aurinéa Maria de Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco, abordou as consequências do estado Laico para a manutenção da educação religiosa no país. Logo depois, o  Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti, da Universidade Federal da Paraíba, falou sobre as  Ciências das Religiões e sua Transposição para o Ensino Religioso. Para finalizar, Marcelo Barros, do  Fórum Diálogos, discutiu a relação das  religiões com o  Ensino Religioso.