Seminário do Direito Internacional do Trabalho lota anfiteatro da Católica

Lotado. Foi assim que o anfiteatro do Espaço Executivo da Universidade Católica de Pernambuco ficou na manhã desta quarta-feira (18). A Unicap, em parceria com a Academia Pernambucana de Direito do Trabalho (APDT) e com o apoio do Diretório Acadêmico de Direito, realizou o Seminário Novos Temas e Desafios do Direito Internacional do Trabalho.

No primeiro momento, o assessor de Relações Internacionais da Unicap e cônsul da Malta no Recife, professor Thales Castro, debateu sobre o tema “Direito de Integração em uma Perspectiva Comparada”. Ele abordou o direito comunitário no trabalho.  Thales abordou, também, como se encontra o Mercosul hoje e seus principais ganhos. Segundo ele, o Mercosul vive um momento de redefinição, uniformização e aproximação e busca de  união.  “Busquemos a síntese, superemos a rivalidade para chegarmos à síntese”, ressaltou.

O diretor da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho e professor da Católica, José Soares Filho, realizou a palestra sobre “A proteção dos direitos sociais e trabalhistas no plano internacional, com enfoque para a atividade normativa da OIT”. Para o professor, o objetivo do encontro é focar em aspectos das relações internacionais, respeitando os direitos do trabalho que estão em discussão no Congresso Nacional. Além de tornar efetiva, nas relações laborais em nosso país, as normas internacionais do trabalho.

José Soares começou sua explanação falando sobre os grandes desafios da época, equilibrando os interesses do capital com os trabalhos, enfrentando o processo de globalização evitando a degradação das relações de trabalho, assegurando a proteção do trabalhador, sem prejudicar o processo econômico das empresas. “O nosso grande desafio é compatibilizar o desenvolvimento social com a justiça social”, enfatizou o professor.

Um ponto bastante esclarecedor para os alunos presentes foi quando José Filho abordou o direito individual, coletivo e internacional do trabalho e a internacionalização do direito do trabalho.