Boletim Unicap

Seminário discute depressão e psicose na Unicap

depressao-e-psicose-1

A Universidade Católica de Pernambuco realizou, no último dia 30/04, por meio da Clínica de Psicologia, o Seminário Depressão e Psicose, numa perspectiva interdisciplinar. O evento, que aconteceu no auditório G1, foi realizado pela manhã e à tarde, com mesas-redondas que abordaram a teoria e a clínica.

A programação da manhã do Seminário começou com as boas-vindas da coordenadora do evento e da Clínica de Psicologia da Católica, professora Irinéa Catarino. Em seguida, a  coordenadora dos trabalhos, professora Tereza Batista, convidou os palestrantes para compor a mesa. Foram eles: Dr. Jorge Arruda, médico psiquiatra; a ex-aluna da Unicap Cristina Lopes, psicóloga arte- terapeuta, mestre em Criatividade; Leila Ribeiro, psicóloga do Centro de Ação Psicossocial (Caps) do Cabo de Santo Agostinho; Amanda Sales, ex-aluna da Católica, mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento; e Ivo de Andrade Lima, psicólogo clínico da UFPE e mestre em Psicologia Clínica pela Unicap.

depressao-e-psicose-3Com o auditório cheio, tiveram início as palestras com 30 minutos de duração cada. A primeira teve o tema: “Depressão: como a psiquiatria e a neurociência tratam”, proferida pelo Dr. Jorge Arruda.  A ex-aluna Cristina Lopes abordou “Memórias da pele: o processo criativo no tratamento de mulheres em depressão”. A psicóloga Leila Ribeiro falou sobre a visão antropológica da depressão. A ex-aluna Amanda Sales abordou a “terapia cognitivo-comportamental na depressão”. Finalizando a programação da manhã, Ivo de Andrade Lima tratou da contribuição da psicanálise na questão da depressão.

depressao-e-psicose-4Em entrevista à nossa reportagem, a coordenadora do evento, professora Irinéa Catarino fez um balanço do seminário. “Uma das coisas mais importantes que nós trouxemos foi o quadro de professores da casa. Estiveram presentes o Dr. Moab Acioli falando da Antropologia dos aspectos religiosos; a ex-aluna Amanda Sales, que falou da Terapia Cognitiva Comportamental, que hoje é uma linha que nós temos oferecido aqui, através da professora Sueli Santana. Nós tivemos a participação de José Waldo Câmara Filho para mostrar a importância da psiquiatria e da medicação indicada nesses casos de transtornos. Tivemos a participação do professor Marcone Proto e das supervisoras da Clínica Tereza Batista e Araci Advíncula”, concluiu.

print

Compartilhe:
2 Comments

Deixe um comentário