Grupo JCPM comemora um ano do Projeto Espaço Jovem

Com informações do JC Online

Na noite de segunda-feira (25), aconteceu no JCPM Trade Center a comemoração do aniversário de um ano do Espaço Jovem Rumo Ao Futuro. Os atendidos pelo projeto demonstraram um pouco do que aprenderam: fizeram encenações (uma delas em inglês), exibiram vídeos produzidos pelos participantes do curso de audiovisual, apresentaram estatísticas coletadas nas aulas de matemática, mostraram os programas desenvolvidos e inauguraram o seu blog.

O Espaço Rumo ao Futuro, do Instituto JCPM de Compromisso Social, capacita e profissionaliza jovens de baixa renda de Brasília Teimosa. Seus eixos principais são “Empregabilidade e Cidadania” e “Empreendedorismo”. Com esse objetivo, são oferecidas oficinas de informática, matemática, português, audiovisual, curso pré-vestibular em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, cursos de call-center, pintura imobiliária e grafitagem.

A formação empreendedora, em parceria com o Sebrae, de jovens do ensino médio resultou em duas empresas incubadoras – uma serigrafia e uma sorveteria. “Pude descobrir meu potencial empreendedor”, disse Fabiane Emanuelle, 17, que já vende trufas na escola e para um restaurante no Centro do Recife.

Em apenas um ano, 600 pessoas passaram pelo programa. Os estudantes que assistiam à cerimônia no auditório estavam aplaudindo não só a seus colegas no palco, mas, principalmente, a si mesmos. “Stubborn and winner” (Teimosa e Vitoriosa) é o nome que os alunos da oficina de inglês deram ao seu trabalho sobre a comunidade de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.

“Acredito nas pessoas, gosto de gente”, disse João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM, que estava presente na comemoração.