Semana de Criminologia debate aspectos econômicos e políticos da execução penal

Foi com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, que se deu início nesta terça-feira (5), às 18h30, no auditório G2 da Universidade Católica, a Semana de Criminologia, com o tema “Aspectos econômicos e políticos da execução penal”. A primeira palestra contou com a presença do 1º juiz da Vara de Execução Pena, Adeíldo Nunes, da coordenadora do curso de Direito da Unicap, Catarina Almeida, e do professor Alexandre Nunes, também do curso de Direito.

O juiz Adeíldo, formado em Direito pela Universidade Católica, focou seu discurso na responsabilidade do governo sobre aqueles que são submetidos à pena privativa de liberdade e sobre a precariedade do sistema penitenciário no Brasil. Mencionou as mudanças ocorridas nas leis de execução penal, que até o seculo XVIII eram baseadas na vingança e que, graças à Revolução Francesa, tomaram o rumo da prevenção, repreensão e reintegração daqueles que cometem delitos.

Foram debatidos temas como exclusão social, analfabetismo e marginalização infantil, apontados como principais responsáveis pelo aumento da criminalidade. Discutiu-se também sobre o modo como os detentos deveriam ser tratados e o modo como realmente o são: sem direito a um acompanhamento psicológico e sem trabalhos de ressocialização que estão previstos na Constituição brasileira que, antes de tudo, trata da necessidade de respeito à dignidade humana, afinal “Não existem pessoas mais dignas que outras. Todos nós somos dignamente iguais”, ressaltou o professor Alexandre Nunes.

As palestras sobre criminologia terão continuidade nesta quarta-feira (06), também no auditório G2 da Universidade.