Liceu promove IV Jogos Internos

Fotos Marina Maranhão

O IV Jogos Internos do Colégio Liceu, com o tema “Resgatando os valores humanos na vivência escolar”, começou antes do horário para alguns estudantes.  Gabrielle Vasconcelos, do 1º ano C, foi uma dos cerca de 200 alunos que já estavam na quadra  às 12h para ornamentá-la com balões brancos e azuis e organizar a aparelhagem de som.

Ainda antes das 15h, horário marcado para o início da festa, muitos alunos já chegavam e um arco-íris de camisas dava a cor do dia. A arquibancada logo começou a não ter mais espaço e bandeiras e mais balões iam surgindo por todos os lados. A euforia era muita e o corre-corre também. Qualquer espaço vazio pelos corredores e salas era logo transformado em camarim. Eles precisavam se maquiar e vestir para as danças que seriam apresentadas naquela tarde de sexta-feira (25).

Quando tudo estava em seu devido lugar, o técnico de futsal, Paulo Dantas, pediu para os alunos se agruparem por salas em filas para começar o desfile dos atletas, e o arco-íris todo e mais algumas cores lotaram a quadra ao som da música tema das vitórias na Fórmula 1, que sempre remete à lembrança do piloto Ayrton Senna. Em seguida, o Hino Nacional foi cantado em uníssono e depois houve a volta olímpica, além do juramento de jogos limpos. Os atletas e times campeões em torneios regionais e nacionais também ganharam um espaço e foram apresentados e aplaudidos por todos.

Na arquibancada, além dos pais, alunos de outras instituições marcaram presença para vibrar com os amigos. E os alunos se misturavam de uma forma que transparecia uma única torcida. “Quem ganha no futebol masculino é o 2º A, no vôlei feminino as meninas do 2º B”, falou Aline Maria, que na verdade é do 2º C e, mesmo não acreditando na vitória da sua turma, garantiu marcar presença na torcida para ajudar com os gritos. Já Amanda Rodrigues, Acsa Roberta, Thiago Carvalho e Luiz Guilherme acreditam que sua turma, o 1º A, levará pelo menos o ouro no handball feminino.

É neste clima de festa, contudo, que vai se encerrando um ciclo para os meninos dos terceiros anos. Os jogos finalizam o período de aulas e, depois desses dias, eles concluem o colegial e rumam às universidades. Na apresentação das danças, uma organização de quem se dedicou por alguns meses na coreografia e a saudade antecipada de alunos que criaram vínculos maiores do que o de aluno e professor. Lágrimas, balões estourados e muita festa fecharam esse ciclo. “Me sinto com o dever cumprido”, falou Gabrielle, a estudante do começo desta matéria. Dever cumprido para todos, professores, funcionários e alunos.