Tânia da Rocha Pitta faz palestra de encerramento da Semana de Arquitetura da Católica

Semana arquiteturaA V Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco terminou nesta sexta-feira (21) com palestra da arquiteta Tânia da Rocha Pitta, que atua num dos mais importantes escritórios de arquitetura da França. Ela abordou o tema “Edifício Quadra, Arquitetura ou Urbanismo. O projeto da Nova Universidade de Paris III, do arquiteto Christian de Portzamparc”.

Durante a sua apresentação, Tânia mostrou também outros projetos idealizados pelo escritório onde trabalha em várias cidades do mundo. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Paula Maciel, ressaltou a importância da presença de Tânia na universidade:“Para nós, é uma oportunidade ímpar receber uma palestrante internacional. Por isso, os alunos compareceram em peso”.

Semana arquitetura 2Com grandes debates acerca das construções nas grandes metrópoles nos últimos tempos, os professores Diego Inglez de Souza e Aristóteles Cantalice aproveitaram a Semana de Arquitetura para aprofundar sobre uma temática que já vem sendo vista nas salas de aula. “Resolvi mostrar aos alunos um documentário sobre a política habitacional em Portugal logo após a Revolução dos Cravos, em 1974, que tem a ver com a participação popular e que é um tema que tem entrado transversalmente em várias atividades que a gente tem feito em questão de projetos e estudos”, explicou Diego.

Aristóteles seguiu a mesma linha do colega e ressaltou a importância do tema para os alunos. “A iniciativa de mostrar esse documentário se deu em decorrência dos projetos que os alunos estão criando em torno de conjuntos habitacionais e intervenções em áreas de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). Sendo assim, era pertinente que os alunos vissem como aconteceu lá fora e de que maneira isso poderia ser implementado aqui na nossa realidade”.

Aline Mendes, aluna do 4º período de Arquitetura e Urbanismo, avaliou como positiva a Semana de Arquitetura e a participação de alunos como palestrantes. “Foi muito importante para nossa vida acadêmica, pois tivemos oportunidade de conhecer experiências vividas por alunos e professores, além de aprender mais sobre assuntos ligados ao curso”.

Tânia da Rocha Pitta

É formada em arquitetura pela École Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble e doutora em Ciências Sociais pela Université Paris Descartes, Sorbonne. Desde 2006 é colaboradora no escritório Agences Elizabeth et Christian de Portzamparc (A/ECDP). É também pesquisadora do CeaQ/Sorbonne, onde coordena o Groupe de Recherche sur Espace et Société(GRES), e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário (UFPE). Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: concepção arquitetônica e a emoção transmitida pelo lugar.

Christian de Portzamparc

Nascido em Casablanca (1944) e de nacionalidade francesa, graduou-se na École Nationale des Beaux Arts em Paris (1970). Ganhador do Pritzker Prize (1994), principal distinção na área de arquitetura, é autor de projetos arquitetônicos na França e em diversos países – com destaque para a Cidade da Música em Paris, Torre Crédit Lyonnais em Lille, Filarmônica de Luxemburgo, Embaixada da França em Berlim, Edifício LVMH em Nova York – e responsável pelo projeto urbanístico da ZAC Rive Gauche em Paris e por uma das dez idealizações do Projet pour le Grand Paris 2050, proposto pelo ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. Sua relação com o Brasil é intensa, desde o número especial da revista Óculum (1997), lançada com sua presença no Museu da Casa Brasileira. Posteriormente participou do Projeto Urbanístico do Eixo Tamandateí, em Santo André (1998) e do Fórum de Debates da 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2003). A Cidade da Música no Rio de Janeiro, projetada em 2002, foi recentemente inaugurada e rebatizada como Cidade das Artes.