Seis ex-alunos do curso de Jornalismo da Unicap foram aprovados no Mestrado e Doutorado de Comunicação da UFPE

O Centro de Ciências Sociais (CCS) da Universidade Católica de Pernambuco está em festa. Isso porque seis ex-alunos do curso de Jornalismo da Universidade foram aprovados no Mestrado e Doutorado de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, que tem previsão para começar em março deste ano.

Os ex – alunos que foram aprovados no mestrado da UFPE são: Eveline Gonçalves Leal, Gabriel Nogueira Linhares Marquim e Ivo Henrique França de A. Dantas Cavalcanti. Todos terão como orientador o Prof. Dr. Heitor Rocha, que lecionou durante muitos anos na Unicap.

Já os futuros doutores em comunicação são: Raimunda Aline Lucena Gomes, que será orientada pelo Prof. Dr. Marco Mondaini; Carlos André Rodrigues de Carvalho, que terá como orientadora a Profª Drª Maria do C. Nino; e Raquel do Monte Silva, que terá como orientador o Prof. Dr. Eduardo Duarte.

Oss cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco oferecem cerca de 15 e 8 vagas, respectivamente, anualmente para candidatos graduados em Comunicação Social.

Os candidatos às pós-graduações em Comunicação devem apresentar anteprojetos vinculados às linhas de pesquisa Mídia e Linguagem, Mídia, Tecnologia e Cotidiano e Mídia e Estética do Programa de Pós–Graduação em Comunicação da UFPE, o PPGCOM.

Nos últimos anos, com o acréscimo das atividades de iniciação científica ainda na graduação, o mestrado deixa de ser o espaço inicial de pesquisa e já exige um bom nível de maturidade para seus candidatos. O PPGCOM oferece algumas bolsas para os alunos aprovados no processo seletivo, desde que os alunos não tenham vínculo empregatício e se disponham a cumprir exigências de produtividade e cumprir estágio docência. Já o doutorado pressupõe prática estabelecida de pesquisa e grande maturidade dos seus candidatos.