Segundo dia do Colóquio Internacional Fé na Internet aborda o cristianismo no tempo das novas mídias

DSCN5845
Da esquerda para a direita: Sérgio Grigoleto, Walter Avelar, Antonio Spadaro e Pedro Rubens.
DSCN5837
Padre Antonio Spadaro na sessão de autógrafos

Nesta terça-feira (5), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, o professor Padre Antônio Spadaro debateu a Ciberteologia, no segundo dia de eventos do Colóquio Internacional Fé na Internet. A mesa foi composta também pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens; pelo professor Sérgio Grigoleto, do curso de Teologia da Unicap e por Walter Avelar, coordenador doe Ensino à Distância (EaD). Mais cedo, professor Spadaro fez uma sessão de autógrafos dos seus dois livros: “Ciberteologia – Pensar o Cristianismo nos Tempos da Rede” e “Web 2.0 – Redes Sociais”, no salão receptivo da Universidade.

“A internet não existe fisicamente. O que existem são as redes de relações das pessoas, que sempre existiram, mas que agora se expressam nessa forma tecnológica. A tecnologia favorece o mais importante: a comunicação,” afirmou Padre Antônio Spadaro.

Segundo o palestrante, as tecnologias criam um ambiente digital no qual o homem aprende a se informar e conhecer o mundo, além de manter a vida e as relações. “Hoje, as redes sociais são um ambiente que permite encontros, trocas de experiências e ideias com pessoas que vivem longe de você, possibilitando inclusive ver a outra pessoa”, ressaltou.

Na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro,  o Papa Francisco afirmou que o ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas é parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente os mais jovens. “Desaparece essa divisão entre virtual e real. A verdadeira distinção é entre o físico e o digital e os dois são realidades. A Igreja está sempre atenta e procura compreender como, por exemplo, um tablet é poesia. O grande desafio consiste em compreender a tecnologia como expressão da espiritualidade do homem, expressão da sua felicidade e desejos”, frisou Spadaro.