Segundo dia de oficinas no 6º Encontro FotoVídeo

As oficinas promovidas durante o 6º Encontro FotoVídeo do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap tiveram continuidade nesta quarta-feira (8).

João Guilherme, professor dos cursos de Fotografia e Jornalismo, esteve ministrando a oficina “Como vender seu peixe”, na sala de Extensão 1 da Biblioteca da Unicap. A oficina tem como objetivo principal apresentar algumas ferramentas e técnicas para os alunos pensarem na maneira mais objetiva possível e interessante. João argumentou sobre o retorno que espera ter da oficina, afirmando: “O resultado que podemos objetivar com essa oficina é que eles se sintam mais empoderados e empoderadas, para realizar suas apresentações de uma maneira objetiva, empática, direta, precisa e que consigam atingir os resultados esperados”.
Elvio Luiz, uma das referências no ensino da fotografia no Recife, foi convidado pela coordenadora do curso de Fotografia da Unicap, professora Renata Victor, para ministrar a oficina sobre  Iluminação com Flash Portátil. “Na verdade a oficina é para ajudar a desenvolver uma sequência de dúvidas que os alunos vêm tendo ao longo do processo de profissionalização por meio da utilização de iluminação artificial. A ideia é trocar um pouco de experiência a partir do que eu tenho e tentar suprir a necessidade do aluno”. Elvio acredita que essa troca de informação vem sendo bem importante e juntos estão tentando desenvolver, ao máximo, técnicas mais avançadas.
Rautemberg Nóbrega ministrou oficina sobre Teoria e Prática na Revelação P&B, na qual estão sendo utilizadas a prática da fotografia analógica, revelação e ampliação. “O objetivo é incentivar de uma certa maneira a fotografia com o filme que ainda tem muita gente que usa e também tem gente que ainda não conhece, e quer buscar essa informação”, afirmou Rautemberg, acrescentando que o retorno vem sendo bem positivo.
O encontro conta com a participação de muitos voluntários, como Danilo Andrade, estudante de Jornalismo da Unicap, que recebeu o convite e, como tem interesse por fotografia, aceitou. “Estou gostando muito. Está bem melhor do que estava esperando e, além de ajudar, aprendo junto com eles”, afirmou o estudante.