Secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco faz palestra para os professores da Unicap

DSC_0560
No dia de abertura da XXV Semana de Estudos Docentes e do XI Fórum dos Funcionários, os professores participaram de uma palestra, realizada pela secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Lúcia Carvalho Pinto de Melo. Com o título, Pesquisa e Inovação: estratégia para superar desafios, a engenheira química retratou o processo de evolução da ciência e tecnologia no mundo e comparou os investimentos em pesquisas científicas que são feitos no Brasil em relação a outros países.

DSC_0553Em sua apresentação, a secretária enfatizou a importância do investimento em pesquisas científicas e quanto elas podem acrescentar para uma sociedade. “A ciência, a tecnologia e a inovação representam elementos fundamentais nas estratégias perseguidas pelos países na busca da qualidade de vida e da sustentabilidade global”, ressaltou, reforçando o papel indiscutível da universidade como fonte de conhecimento e ator relevante do sistema de inovação.

Mesmo que o processo de inovação em pesquisas científicas no Brasil esteja avançando, embora em ritmo lento, Lúcia também mostrou o caminho para que Pernambuco se torne um dos estados referência no assunto. Segundo ela, a expansão do ensino superior e da base científica e tecnológica, além da interiorização do desenvolvimento, seriam alguns tópicos que merecem uma atenção especial para o crescimento do estado. A palestrante também citou algumas empresas nacionais que investem em centros de pesquisa e que são reconhecidas mundialmente, como a Petrobras e a Natura.