Reunião pública do Plano Centro Cidadão apresenta diretrizes urbano-arquitetônicas para território do Centro do Recife

Perspectiva de como ficará a Rua do Príncipe

Uma reunião pública na manhã desta quinta-feira (8), realizada no auditório Dom Helder Camara, na Universidade Católica de Pernambuco, apresentou as diretrizes urbano-arquitetônicas do Plano Centro Cidadão, um convênio de cooperação técnica entre a Unicap,  a Prefeitura do Recife (PCR) e o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) que visa melhorias em mobilidade, iluminação, lazer e segurança do Centro Continental do Recife. A área objeto do estudo ocupa aproximadamente 600 hectares, que vai da Avenida Agamenon Magalhães até a frente d’água banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe. Ação pretende beneficiar os bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Soledade, Coelhos, Ilha do Leite e Paissandu.

O encontro de hoje (8) serviu para mostrar os resultados de dois anos de pesquisas e escutar as críticas e contribuições de representantes da sociedade civil e de movimentos sociais. “Esse convênio é muito interessante  por ser um espaço que serve como experimentação de soluções para o desenvolvimento urbano sustentável”, destacou o secretário de Planejamento da PCR Antônio Alexandre durante a abertura do evento.

Trecho da Av. Cruz Cabugá a ser revitalizado
Antônio Alexandre, João Domingos e Andrea Câmara

A reunião teve também a participação do presidente do ICPS, João Domingos. Ele chamou a atenção para a influência que esse estudo pode ter na revisão do Plano Diretor do Recife. “Com as lições aprendidas a partir das análises desse território, a gente vai poder levar para a revisão do Plano Diretor, que é a maior lei urbanística e que por sua vez vai poder expandir os ganhos pra toda a cidade”.

Os resultados foram apresentados pela diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Unicap e coordenadora do Plano Centro Cidadão, Profª Drª Andrea Câmara. Ela destacou que esta é a última etapa antes da finalização do estudo e que os resultados são frutos também de oficinas, conversas com moradores, comerciantes, empresários e ativistas de movimentos sociais.

Andrea Câmara

“Tudo foi elaborado a partir dos desejos e objetivos desses atores envolvidos. A partir daí desenvolvemos as premissas e conceitos norteadores, estudos de casos e referências  e estudos de lugar”, explicou Andréa que defendeu o conceito de Rua Cidadã, no qual as vias devem ser articuladoras entre espaços e pessoas. Ainda de acordo com esse conceito, essas rotas devem privilegiar os locais por onde passam mais pessoas por dia, diminuindo a velocidade permitida para carros, integrando e redesenhando o espaço público.

Segundo Andréa, uma outra diretriz apontada pelo Plano Centro Cidadão aposta na multimodalidade das vias, com foco nos meios não-motorizados e no transporte coletivo. O projeto prevê ainda a readequação das ruas visando maior acessibilidade. “Apenas 27% desse território têm calçadas contínuas”.

O ponta-pé inicial para concretizar as primeiras ações do Plano será intervenções no entorno do campus da própria Unicap. A começar pelo recuo do muro do Liceu Nóbrega, na Rua do Príncipe, que será substituído por uma grade com alargamento da calçada no trecho onde fica uma parada de ônibus. O documento contendo as diretrizes está disponível no site conselhodacidade.recife.pe.gov.br e o público pode enviar sugestões para o email icps@recife.pe.gov.br até o próximo dia 18 de junho.