Reitor terá encontro com o Papa Francisco neste sábado no Vaticano

A Federação Internacional das Universidades Comunitárias (Fiuc), que é presidida pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pèdro Rubens, promoveu de 1º a 4 de novembro, na Universidade Gregoriana, em Roma, um colóquio internacional sobre a responsabilidade das universidades católicas diante do desafio de migrantes e refugiados em um mundo globalizado.

De acordo com Padre Pedro, escutando, de um lado, o apelo do Papa Francisco e, de outro lado, reconhecendo a ação de algumas universidades católicas, quisemos reunir outros atores sociais (associações e ONGs) que trabalham e agem sobre a temática: cerca de 130 participantes dos cinco continentes, com experts do mundo inteiro e apoio da Santa Sé.

“Trata-se de uma ‘troca de saberes’ e de boas práticas que concluímos com a assinatura de um protocolo de intenções e a criação de uma rede internacional a qual outras universidades e ONGs poderão aderir. E, neste sábado, seremos recebidos pelo Papa Francisco em audiência específica e privada. Colocaremos a Fiuc e nossas universidades à disposição do Santo Padre, no desejo de apoiá-lo e, concretamente, de assumir essa missão de fronteiras da igreja neste mundo globalizado, tão fascinante quão gerador de injustiças sociais”, enfatizou o Reitor da Unicap.