Reitor participa de instalação do Conselho Estratégico Pernambuco Desafiado

Reitor-Encontro-Algo-Mais-Governador

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou na manhã desta segunda-feira (11) da reunião de instalação do Conselho Estratégico Algomais – Pernambuco Desafiado, no Mar Hotel Mercure, em Boa Viagem. O evento contou com a presença do governador Paulo Câmara e dos secretários Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico), Márcio Stefanni (Fazenda), Felipe Carreras (Turismo) e Ennio Benning (Imprensa).

Reitor-Encontro-Algo-MaisPadre Pedro integrará o fórum permanente, idealizado em comemoração aos 10 anos de circulação ininterrupta da revista Algomais, que será formado por 60 líderes empresariais e da sociedade civil, com o objetivo de desenvolver proposições reais de enfrentamento dos desafios para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco. O Reitor elogiou a iniciativa da Algomais e da TGI Consultoria em Gestão de criar o Conselho e propôs que um dos temas a serem abordados pelo fórum seja a transformação do Recife e de Pernambuco no principal polo universitário do Nordeste, atraindo mais investimentos e mais estudantes de outros Estados e de outros países.

Durante o encontro, o governador Paulo Câmara fez um balanço da sua gestão e anunciou uma projeção de investimento de R$ 1 bilhão para 2016, com recursos do tesouro estadual. Na soma, com a previsão das operações de crédito, os investimentos no Estado mesmo no ano de crise chegariam a R$ 2,4 bilhões

“A execução desse plano depende muito da nossa capacidade de gerar receita. Dentro do plano de investimento que temos, vamos priorizar a aplicação desses recursos na infraestrutura de recursos hídricos, educação, saúde, segurança e mobilidade”, declarou Paulo Câmara. Na projeção feita pelo governador, R$ 356 milhões serão destinados aos recursos hídricos.

Antes de tratar das projeções de receitas e investimentos, Paulo Câmara falou das dificuldades do país em 2015 e 2016 e sobre como Pernambuco sofreu nesse cenário.  “O ano de 2015 foi atípico, pois as informações estavam camufladas, estavam maquiadas. Por isso, o cenário de 2015 foi muito pior que qualquer perspectiva que acontecesse. Em 2016, a perspectiva nacional é de 3,7% negativo. Desde 1930 e 1931 não tivemos dois anos de PIB negativo, o que mostra a gravidade desse momento”, alertou. “O que mais preocupa é ausência de perspectivas, caminhos e propostas para nos tirar desse momento em que estamos vivendo”, afirmou.

Em meio a essa crise que afeta o país, Pernambuco sofreu também. No balanço feito pelo governador foram apontadas as quedas do PIB estadual (-3,5%) e a redução da arrecadação estadual (-2,8%). O desempenho negativo das contas públicas, inclusive, segue em queda no primeiro bimestre do ano. Nos meses de janeiro e fevereiro, a arrecadação orçamentária foi 6,6% menor que no mesmo período de 2015.

Com informações da Algomais