7ª Feira de Ciências Integrada Liceu-Unicap começa com palestra sobre Cultura e Alimentação

A programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia prosseguiu nesta quinta-feira, dia 20, com a realização da 7ª Feira de Ciências Integrada Liceu-Unicap. Os alunos do Colégio Liceu Nóbrega assistiram à palestra “Cultura e Alimentação”, ministrada pela Profª Drª Maria Grazia Cribari Cardoso, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Profª Drª Andrea Carla de Souza Mendonça, do  Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e mediada pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Unicap, Clarissa Daisy.

img_20161020_092025206

Maria Grazia Cribari começou a palestra falando sobre a importância da alimentação nas diferentes culturas e rituais. “A cultura dá significado às ações e ao mundo que rodeia o ser humano. A cultura não é um fenômeno individual, ela é compartilhada pelos indivíduos de determinado grupo. A antropologia estuda isso; o homem e sua cultura, independentemente do tempo e do espaço. O alimento é uma parte essencial de como a sociedade se organiza e encara o mundo que habita, ou seja, você é o que come ou o que se recusa a comer. Assim como não existe sociedade humana que não tenha a língua falada, não há grupo humano que não processe parte de seu suprimento de alimento cozinhando. Cozinhar o alimento é cultural. Transformar o cru em cozido é um costume que caracteriza a espécie humana”, explicou a professora Maria Grazia.

Já Andrea Carla Mendonça buscou ensinar aos alunos a respeito de alimentação saudável. “Para que vocês cresçam e não tenham problemas de diabetes e colesterol alto na juventude, é preciso se alimentar de forma saudável; cada refeição deve ter grãos, verduras e frutas. As frutas secas, particularmente, são ricas em substâncias que ajudam na capacidade de aprendizado. Se vocês não comerem corretamente, vocês vão sentir preguiça, pois o corpo precisa do açúcar presente nos alimentos para acordar”, contou a professora.

img_20161020_092422865