Reitor participa de audiência com ministro da Educação em Brasília

_RUY3823-001O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Padre Pedro Rubens, participou na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília, da primeira audiência do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, com representantes da Abruc, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Estavam presentes também na audiência o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; o secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias; a secretária de Regulação, Marta Abramo; e o diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação  (FNDE), Antonio Neto.

_RUY3903-001De acordo com Padre Pedro Rubens, o objetivo da audiência foi reabrir a agenda positiva que essas entidades têm com o Ministério da Educação em relação às  políticas públicas na área de educação, além de apresentar ao novo ministro o segmento comunitário, que se diferencia muito do privado.

_RUY3841-001Durante o encontro, realizado no gabinete do ministro, foi feita uma memória da construção da Abruc nesses últimos 20 anos, que teve como culminância a sanção, em 2013, pela presidente Dilma Rousseff da Lei das Comunitárias (12.881/13). “Mostramos ao ministro o nosso diferencial em relação à qualidade, inclusão social e parceria com o governo no que diz respeito às políticas públicas, destacando o apoio e o diálogo franco que sempre tivemos”, ressaltou o presidente da Abruc, reforçando que as comunitárias aderiram desde a primeira hora às políticas de inclusão do governo na área de educação, a exemplo do Fies e Prouni.

_RUY3831-001Na ocasião, os representantes das entidades presentes pontuaram as dificuldades operacionais que estão tendo em relação ao Fies, um assunto que não havia como ficar de fora da agenda. Segundo Padre Pedro Rubens, o ministro reafirmou a importância do segmento das comunitárias e das agendas apresentadas e pediu a contribuição dessas instituições para a melhoria do Fies como  política de inclusão social.