Reitor participa das comemorações dos 25 anos da Facepe

Com informações da Assessoria de Comunicação da Facepe

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou nesta quarta-feira (10) do início das comemorações dos 25 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). A cerimônia foi realizada no auditório do Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho. O cerimonial ficou sob a responsabilidade de  alunos do curso de Eventos da Católica. O MPB Unicap também fez apresentação durante a solenidade.

O evento foi aberto pelo diretor-presidente da Fundação, Abraham Sicsu, e pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, José Bertotti, que representou o governador João Lyra Neto. A cerimônia de abertura contou com a participação de cientistas, reitores de universidades pernambucanas, parlamentares, além de diversos ex-dirigentes da instituição, ex-colaboradores e atuais funcionários da Facepe.

O diretor-presidente da Facepe abriu a solenidade agradecendo à Comissão Organizadora das Comemorações pelos 25 Anos da Fundação e que está trabalhando na realização de vários eventos, como seminários, lançamentos de livros, produção de entrevistas e arquivo de documentos que ocorrerão no decorrer de 2015. Ele também fez um agradecimento especial ao governo do Estado, que vem dando todo apoio necessário à Facepe.

Para o presidente, que acompanhou de perto e participou do processo de criação da fundação, no governo Miguel Arraes, em 1989, toda a comunidade científica de Pernambuco tem uma história com a Facepe para contar. “Nestes 25 anos a Facepe tem realizado um trabalho muito sério e de extrema importância para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Recentemente tivemos grandes conquistas, como a aprovação da PEC 38, que garante o repasse de 0,5% da arrecadação estadual de impostos para o orçamento da Fundação, o lançamento de novos editais e a manutenção dos editais já existentes, a aprovação do concurso para o quadro efetivo, entre outras conquistas”.

Para o secretário José Bertotti  o estado de Pernambuco tem a grande missão de perpetuar e aumentar cada vez mais o padrão de competitividade e produtividade de sua economia. “Neste sentido, a Ciência, a Tecnologia, a Educação e a Inovação têm um papel fundamental no desenvolvimento do Estado e, portanto, o governo se empenha em fortalecer instituições como a Facepe que se consolida nesses seus 25 anos e se prepara para enfrentar os próximos desafios que estão por vir”, preconiza.

A solenidade de abertura foi seguida pelo lançamento dos prêmios “Ricardo Ferreira ao Mérito Científico” e “Sebastião Simões de Mérito à Inovação Tecnológica” aprovados pelo Conselho Superior da Facepe e que vão ser concedidos, em anos alternados a cientistas pernambucanos com reconhecida atuação e a empresas inovadoras. Após o lançamento foi exibido um vídeo comemorativo sobre a atuação da Facepe. A solenidade foi encerrada com uma conferência com o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o lançamento de uma exposição sobre a história da Fundação.