Provincial dos jesuítas no Nordeste e Presidente da Unicap se reúne com os gestores

IMG_9560

IMG_9520A administração superior da Universidade Católica de Pernambuco participou de uma reunião realizada, na tarde desta quarta-feira, dia 04/06, no Espaço Receptivo da Católica, primeiro andar do bloco G, com o Provincial da Província Brasil-Nordeste e Presidente da Unicap, Padre Miguel de Oliveira Martins Filho. Estiveram presentes à reunião, o Reitor Padre Pedro Rubens; os Pró-reitores Comunitário, Acadêmico e Administrativo, Padre Lúcio Flávio Cirne, professora Aline Grego e o professor Luciano Pinheiro, respectivamente; além dos demais gestores, diretores de centro e coordenadores de cursos.

IMG_9517Segundo o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne, o encontro faz parte do calendário anual de visitas que o Provincial faz às Obras da Companhia de Jesus com o objetivo de conhecer melhor as pessoas envolvidas, ter uma percepção mais objetiva do quadro institucional e, sobretudo, reforçar o vínculo de pertencimento e de integração ao corpo apostólico da Companhia. Um espaço de escuta, partilha e diálogo, onde os participantes puderam expressar de forma espontânea as suas impressões sobre o atual momento vivido na Unicap, destacando algum aspecto dessa conjuntura e os desafios e perspectivas para o futuro. “A ocasião, importante dizer, é também celebrativa. No clima de término de semestre letivo, é uma boa oportunidade para nos reencontrarmos como comunidade de educadores, agradecendo o bem recebido, esforço, mutuamente, compartilhado e a boa expectativa de seguirmos juntos no caminho que virá”, disse Padre Lúcio Flávio Cirne.

IMG_9570-Em entrevista à reportagem do Boletim Unicap, o Provincial dos Jesuítas no Nordeste, Padre Miguel Martins, falou da importância desse encontro. “A Universidade Católica está vivendo um bom momento e a Companhia de Jesus está se reformulando e, no final deste ano, a gente vai ter apenas um Provincial para o Brasil inteiro. Então, o que que eu vejo de importante para a Universidade Católica é a questão do próprio posicionamento. A Universidade Católica faz parte de uma rede de universidades, é a presença dos Jesuítas no Nordeste e no mundo universitário e ela sempre se posicionou como uma instituição em diálogo com a sociedade, em produção de conhecimento, de pesquisa, de extensão e de intervenção da realidade. Então, é uma instituição que está perfeitamente incluída na nossa missão que é testemunhar a beleza de Deus, em estar presente na sociedade, mas testemunhando aquilo que é mais humano e é a serviço dessa humanização que nós estamos. A diferença é uma articulação mais intensa com as outras universidades jesuítas e a gente poder se inserir num projeto de Brasil, porque antes nós os jesuítas nos organizávamos de maneira mais regional e agora vamos nos organizar apartir do nacional, com um projeto nacional de presença.”

Finalizando, Padre Miguel deixou uma mensagem para a comunidade acadêmica da Unicap. “Primeira coisa que eu digo é obrigado. Aqui nesse encontro foi o momento de poder tomar conhecimento desse momento da Universidade e saio daqui muito contente, eu saio daqui consolado com tanta coisa bonita que a Universidade Católica está vivendo. A Unicap está vivendo um momento impressionante de crescimento, é um momento de reconhecer o fruto do esforço que toda a comunidade tem feito. Então, saio daqui feliz e agradecido a todos que fazem parte dessa comunidade universitária. Eu diria o seguinte: acreditar. Nós estamos vivendo um momento histórico no Brasil, no mundo que cada um tem que dar a sua contribuição. Esta Universidade é um lugar onde a gente cresce no aprendizado da solidariedade, do espírito comunitário e cidadão”, conclui.

IMG_9573-Para o Reitor Padre Pedro Rubens, o momento foi para a Universidade apresentar resultados e metas para o futuro ao Padre Miguel. “O nosso Provincial é também o Presidente da Universidade. É ele que dá posse ao Reitor, o que nomeia e é ele que preside a comunidade universitária. Então, a presença dele aqui, uma vez por ano, foi muito importante para a gente reunir representantes de todos os setores e segmentos da Universidade para poder dar uma radiografia, uma fotografia da Universidade para ele perceber o momento que estamos vivendo hoje e quais são os maiores desafios. Como foi percebido aqui, o termômetro que a gente tem é de um momento muito dinâmico na Universidade, de muita expectativa, muita esperança e que os desafios são colocados como uma perspectiva aberta ao futuro e não como um obstáculo. Eu acho que, não só, a autoestima da comunidade, mas a comunidade universitária perceber que aquilo que eles fazem como trabalho profissional é também uma missão e é uma missão que congrega à missão dos jesuítas e da Igreja no mundo da cultura.”