Reitor participa das comemorações do 52° aniversário de fundação do Imip

Para comemorar o seu 52° aniversário, o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip) realizou, quarta-feira (13), a entrega da Comenda Fernando Figueira ao ex-senador Marco Maciel e ao arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido. Ao final da entrega das medalhas, foi a vez do advogado José Paulo Cavalcanti Filho fazer palestra sobre a relação entre médicos e advogados. O evento foi prestigiado pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens.

O presidente do Imip, Dr. Carlos Moraes, comandou a mesa de abertura e de premiação da noite, rodeado pelo ex-presidente do Imip e atual secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira; o superintendente geral do Imip, Dr. Gilliatt Falbo; o vice-presidente do Imip, Bertoldo Kruse; e a presidente da Fundação Alice Figueira, Silvia Rissin. Criada em 2007 para agraciar pessoas que ajudaram a engrandecer o hospital e pelo reconhecimento aos importantes serviços prestados, os dois homenageados receberam suas comendas das mãos de Carlos Moraes.

Com uma palestra bem-humorada e que tirou diversos sorrisos de uma plateia atenta, José Paulo Cavalcanti Filho, como um dos maiores conhecedores de Fernando Pessoa, citou este e outros importantes autores no início, como o pai da medicina Hipócrates, para tentar explicar um pouco do conceito de medicina e da advocacia. “O médico e o advogado têm uma coisa muito importante em comum por trás da profissão, eles tocam a natureza humana”, disse José Paulo e explicou: “Se você não entende que sem a pele e sem o osso também não existe natureza humana, você está perdido”, ressaltou o advogado. Ele revelou ainda ter trocado o tema de sua palestra há apenas dois dias da apresentação quando leu uma matéria de jornal que dizia: ‘Menino acorda em seu enterro’. “Ali me veio na cabeça o que iria falar e resolvi mudar o título da palestra de ‘Médicos e advogados, espectadores da natureza’ para ‘Esses médicos extraordinários e suas receitas esquisitas’”.

O Reitor da Unicap acredita que o Imip, por ser um Complexo Hospitalar reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do país, tem suma importância para o Estado de Pernambuco e para os pernambucanos: “O trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo deste 52 anos no Imip é muito bonito. O professor Fernando Figueira deixou um legado para a saúde pública do estado de grande relevância”. Falando sobre a palestra da noite, Padre Pedro ficou encantado com as palavras de José Paulo Cavalcanti Filho: “É encantador ver uma pessoa como José Paulo falar sobre essas profissões. Foi bastante interessantes escutar um pouco sobre elas, principalmente sobre o direito, já que a Católica é a instituição que mais forma advogados por ano em Pernambuco”.

No mesmo dia, o Imip inaugurou o Centro Cirúrgico Luiz Tavares da Silva, no 2º andar do Hospital Pedro II, onde começaram a funcionar as enfermarias cardiológicas masculina e feminina, além de um bloco cirúrgico e uma UTI para este tipo de patologia e para a realização de transplantes. Com o novo Centro Cirúrgico, o Imip dobrará o número de transplantes e cirurgias cardíacas. A expectativa passa, então, a ser de cerca de 120 transplantes e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade por mês. O Imip, assim, se consolida como um dos principais centros de transplantes do Nordeste e faz com que o Hospital Pedro II volte a servir à população com sua capacidade total.