Reitor lança livro na Bienal

Na noite da última sexta-feira (23), o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, lançou na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco o livro “Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias”. O Padre Pedro estava ladeado por seus amigos, entre os quais os responsáveis pelo prefácio do livro, a Professora Haidée Camelo, coordenadora do curso de Letras, e Padre Miguel Martins, ex-Pró-reitor Comunitário da Unicap e atual Provincial dos Jesuítas do Brasil Nordeste.

O livro escrito pelo Padre Pedro traz sete histórias que retratam a sua cidade natal, Vazantes, localizada no interior do Ceará. O número sete foi escolhido por ser simbólico e por retratar os sete dias da semana, dando assim um maior ritmo ao livro.

Na apresentação do livro, a professora Haidée enfatiza: “É muito bom que Pedro tenha tido a ideia, que tenha sido intimado pela natureza a dar forma a essas histórias. O ato de escrever arrancou essas histórias de um limbo no qual elas estavam distantes, e assim, a gente pode partilhar, a gente conhece. Escrevendo, ele trouxe Vazantes pra dentro da gente. Hoje eu sinto Vazantes como minha também.” Ela contou ainda que, ao ler as histórias, ela sente “o vento, eu vejo a calçada, eu vejo as árvores, eu vejo o rio, e o ritmo do rio é o ritmo da história acontecendo. Então a gente, de repente, se sente parte. É o sentimento de pertença, e ai eu vejo a igrejinha, eu vejo as sete portas da igreja, eu sinto vontade de ir a uma missa lá, eu tenho vontade de sentar na calçada, eu tenho vontade de conversar com a D. Maria do Carmo, chegar lá e tomar um cafezinho. Na hora que ele me liberar dos trabalhos da Católica, que não me deixam nem respirar, eu dou um pulo lá em Vazantes pra ver o povo acontecer.”

Já Padre Miguel contou que teve a oportunidade de visitar Vazantes e que, ao chegar lá, foi recepcionado por um maracatu. “Fui visitar o Fé e Alegria e fui recebido com o maracatu. Um maracatu que foi criado há dois anos por dois jovens de Vazantes que vieram fazer uma visita ao Recife, e aqui aprenderam o ritmo e levaram o maracatu pra lá. E hoje, as ruas de Vazantes também já são povoadas pelos tambores aqui do Recife, tocados por aquele povo. E é uma cidade que está esperando todo mundo”, ressaltou o Padre Miguel.

Para terminar a cerimônia, Padre Pedro contou um pouco de cada uma das sete histórias do livro, transmitindo emoção a cada capítulo relatado e deixando o espectador com um interesse ainda maior pela leitura. O Reitor falou ainda que se sentiu bastante gratificado por estar tendo a oportunidade de lançar o seu livro em um evento deste porte.

Após contar parte das histórias, Padre Pedro autografou os livros e tirou fotos com os leitores.