Boletim Unicap

Reitor é homenageado pela Câmara de Vereadores de Aracoiaba

homenagem-reitor
O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, foi homenageado pela Câmara  de Vereadores de Aracoiaba, no Ceará, com a maior comenda do município, a Canoa de Prata, pelo reconhecimento às contribuições  na educação e cultura e o empenho na articulação dos trabalhos apoiados pelos jesuítas através da Fundação Fé e Alegria.
Como se encontrava na França para reunião da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), da qual é presidente, Padre Pedro foi representado no evento por sua mãe, Dona Maria do Carmo Ferreira de Oliveira. Na ocasião, foram homenageados mais 14 filhos da terra.
Confira abaixo o discurso enviado pelo reitor:
Aos vereadores/as da Câmara Municipal de Aracoiaba, em nome de quem saúdo o povo e as comunidades que vocês representam. Asseguro-lhes que fiquei muito feliz e lisonjeado com a notícia de ser agraciado com a comenda Canoa de Prata, segundo o pleito do Vereador Gadelha Filho, a quem agradeço de coração. Devo, porém, desculpar-me por não comparecer a esta solenidade, por choque de agenda: encontro-me em uma agenda internacional, sem possibilidades de retorno para participar desta festa. Queiram acolher a minha mãe, Maria do Carmo Ferreira de Oliveira, como minha mais que legítima representante. Sem ela, eu não teria vindo ao mundo e nem me tornado a pessoa que sou: Dona Ducarmo foi minha primeira professora e catequista, mas também educadora incansável, testemunho de uma fé prática e uma participação na vida da comunidade de Vazantes em todos os âmbitos de interesse coletivo. Juntamente com meu saudoso pai, Pedro Ferreira de Oliveira, ela pode dar uma visão ampla da vida, dos valores mais pessoais aos interesses políticos mais eloquentes. Como dizia um jesuíta amigo, depois de conhecer meus pais: “Pedro Rubens, eu pessoa que você era muito original, mas vejo que herdou tudo de seus pais…” Portanto, caro Gadelha Filho e demais pessoas aqui presentes, ninguém poderia me representar melhor: se vocês estiverem de acordo, acolham Dra. Maria do Carmo Ferreira de Oliveira com uma salva de palmas.

Primeiro, agradeço à Aracoiaba por essa bela comenda, ao Gadelha Filho pela iniciativa e a todos os demais vereadores que aceitaram meu nome na lista de homenageados. Fico feliz que Vazantes esteja aqui representada por dois vereadores, de idades, partidos e estilos diferentes: nesse exercício democrático se aprende a respeitar as posições e a construir a cidadania com vigilância e buscando o bem comum. Agradeço muito aos dois pelo que vem buscando fazer pela nossa comunidade. Mas, cabe um agradecimento todo especial àquele que me indicou para a comenda. Gadelha Filho: você vem de uma família com vários líderes políticos em nosso município e, portanto, seu aprendizado na vida pública tem uma memória a ser recordada com reconhecimento, porque muitos foram os Gadelhas e Oliveira que ajudaram a construir o nosso município, no meio a tantas dificuldades e desafios. A sua juventude e capacidade de sonho devem vencer a timidez e ganhar voos e ousadia, para construir uma agenda política diferente, porque o mundo muda o tempo todo, o Brasil avançou em muitos aspectos e nosso município ainda precisa acompanhar o desenvolvimento das pessoas e da região. Agradecido, desejo-lhe os melhores prodígios na vida pública, ajudado pelo seu pai, familiares e tantos outros jovens com os quais você se relaciona. Vá em frente, com fé em Deus, transparência e ideias novas na política.

Em segundo lugar, agradeço a essa comenda com um comentário singelo, usando algumas imagens metafóricas para falar da homenagem que ora recebo. Canoa foi o primeiro nome desta localidade que depois se tornou sede de nosso município com o nome do rio Aracoiaba, em tupi-guarani, lugar onde os pássaros cantam. Estamos sonhando com a realização breve de uma estrada nova em Vazantes, mas a primeira estrada de nosso município foi o rio, descendo da serra e cortando o sertão, mostrando o caminho da capital alencarina… A terra foi a nossa primeira professora, ensinando-nos a tirar dela os alimentos e a vida… Se o rio é dádiva da natureza, a terra nossa educadora primogênita, a canoa é uma construção da cultura… E é bem significativo que a canoa seja o primeiro nome de Aracoiaba, ou seja, um sinal da cultura humana que tirou a madeira da mãe terra e elaborou a arte que permitia travessar o rio e abrir caminhos novos.

Venho de Vazantes, distrito há 131 anos, portanto cheio de tradições que engradecem Aracoiaba, sobretudo na educação e cultura: mas se Vazantes é um Polo de Educação e Cultura é para honrar as grandes vocações de nosso município. Meu envolvimento com a educação começou cedo, porque na minha casa só se falava de educação, comércio e política… Depois, a partir da fé recebida de meus familiares, quis assumir uma a vocação de padre jesuíta, sem dúvidas porque a grande missão nossa é apostar na educação como melhor forma de transformação das pessoas e do mundo. Hoje exerço meu ministério na Universidade Católica de Pernambuco, mas não quis apenas voltar à terra para visitar meus familiares e matas as saudades. Como conhecia bem o terreno das Vazantes do rio Aracoiaba, apostei na fé, na educação e na cultura, encontrando aí muitas gerações de filhos da terra engajados nesses grandes valores que habitam nosso coração. A Fundação Fé e Alegria é apenas um instrumento para realização dessa missão e concretização dessa vocação que é de Vazantes porque é de Aracoiaba. Nosso município, por enquanto, é o único do Ceará a contar com a atuação de Fé e Alegria: evidentemente que isso não é por acaso. Por isso, quero agradecer essa homenagem, mais uma vez, dizendo que contem comigo para ajudar a fazer de Aracoiaba não somente o lugar onde os pássaros cantam, mas as pessoas fazem a história; que possamos construir novas canoas e atravessar rios e desafios, rumo à terra prometida. Trabalhemos para destacar nosso município nesta região, o maciço de Baturité no Ceará, nosso estado no Nordeste e no Brasil. E que os nossos desejos ganhem o mundo.

Que Deus lhes abençoe, eu os abraço… Muito obrigado!

Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, jesuíta

Reitor da Universidade Católica de Pernambuco

Filho de Vazantes, filho de Aracoiaba

print

Compartilhe:

Deixe um comentário