Reitor da Unicap participa do lançamento de novas ações do Pacto pela Vida no Palácio das Princesas

Fotos: Paulo Maia

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou na manhã desta sexta-feira (6) da solenidade de lançamento de novas ações do Pacto pela Vida, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o governador Eduardo Campos fez um balanço dos quatro anos de implantação do programa e anunciou novas ações. Entre elas, a ampliação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o aumento do número de câmeras de videomonitoramento de 237 para 537. Também será criado um programa, em parceria com as escolas públicas e privadas de Pernambuco, para regulamentar a instalação de câmeras de segurança monitoradas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) nos estabelecimentos de ensino.

As novas ações do Pacto pela Vida incluem ainda um aumento no valor do Prêmio de Defesa Social e a mudança no período de pagamento, que agora passa a ser semestral. Além disso, será instituída a Gratificação Pacto pela Vida, que bonificará os policiais civis e militares que tiverem melhor produtividade em ações que promovam a redução da criminalidade.

O Pacto pela Vida é uma política de segurança pública adotada em Pernambuco que tem como princípio o trabalho conjunto entre o governo e a sociedade. Desde a implantação do programa, a taxa de homicídios foi reduzida em 28,93%. A queda foi de 37,70% no Recife, e de 36,56%, na RMR. Nesse período, mais de 2 mil vidas foram salvas em todo o Estado.

Para o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, a solenidade foi uma importante prestação de contas do governo em relação às políticas de segurança implantadas. “O balanço que o governador fez dos resultados do Pacto pela Vida e a ampliação e adequação das ações do programa que ele anunciou mostram o enorme esforço que o governo tem feito para diminuir a violência em Pernambuco”, enfatizou. Mas, segundo o Reitor, ainda está faltando a sociedade endossar o pacto, fazendo a sua parte. “Precisamos trabalhar mais a cultura de paz, com ações educativas, inclusive dentro da Universidade”, frisou.

O evento contou com a presença do vice-governador João Lyra; do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, José Fernandes de Lemos; do corregedor geral de Justiça, Bartolomeu Bueno; do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa; do procurador geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; dos reitores da UFPE, Amaro Lins, da UPE, Carlos Calado, e da UFRPE, Walmar Correa; prefeitos e secretários de Estado, além do mentor do Pacto pela Vida, o sociólogo José Luiz Ratton.