Reitor da Unicap participa de reunião extraordinária do Congresso Mundial das Universidades Católicas

Fotos: Assessoria de Imprensa da PUC Minas

Com informações da Assessoria de Imprensa da PUC Minas

A comissão organizadora do Congresso Mundial de Universidades Católicas realizou, na tarde de quarta-feira, dia 7, uma reunião extraordinária, que contou com a participação do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), Padre Pedro Rubens, e Ro reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Para o reitor da PUC Minas, o CMUC vai imprimir brasilidade à Fiuc, entidade que representa 211 instituições em cinco continentes. “O Congresso será a oportunidade de mostrar que nós brasileiros temos outra maneira de fazer. É a Fiuc apoiando o protagonismo de uma Universidade”, afirma.

A comissão foi apresentada ao Padre Pedro Rubens, que falou da importância de se ter uma equipe composta por diversos segmentos da sociedade, uma rede de entrosamento, o que demonstra uma nova relação Estado-Igreja. “Minas pode testemunhar para o Brasil a boa relação entre a Igreja e o Estado, promovida pela Universidade. Vai ser também um exercício privilegiado de uma democracia madura, com cada instituição reconhecendo seu papel para o bem comum. A representatividade dessa comissão é inquestionável, é um evento não só da Igreja, mas da cidade e do Estado”, falou Padre Pedro Rubens.

O presidente da Comissão do Congresso Mundial de Universidades Católicas (Cmuc) e chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto Sousa, fez a abertura e o encerramento da reunião.

O assessor da Presidência para o Congresso Mundial de Universidades Católicas, professor Marcelo do Bom Conselho, apresentou ao padre Pedro Rubens todas as ações que já foram desenvolvidas pela organização do evento, além de apresentar as atividades que estão em desenvolvimento como, por exemplo, a finalização do site e processo de inscrições junto à empresa terceirizada; contatos de relacionamento com universidades brasileiras e internacionais (envio de material de divulgação, carta-convite, etc); criação do informativo eletrônico do Congresso Mundial a ser distribuído ao público de interesse a partir deste mês de novembro. Ele também falou das próximas ações que ainda serão desenvolvidas.

O Cmuc será realizado de 18 a 21 de julho de 2012, no campus Coração Eucarístico.