O curso de Serviço Social da Católica completa 45 anos e apresenta seu novo currículo

O curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite do dia 20 de março, o evento Conhecendo o Curso de Serviço Social da Unicap, na sala 505, no quinto andar do bloco G. Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Lima, o objetivo foi demonstrar aos alunos de todos os períodos do cursos e aos ex-alunos estabelecidos na profissão, a tradição que tem o curso de Serviço Social da Unicap, “que é um diferencial, não meramente pelo tempo do curso, mas por ele ter se atualizado nos currículos, no corpo docente e nas atividades, ao longo do tempo, na busca de corresponder às exigências do mercado de trabalho”, explicou a coordenadora.

Para a organização, este evento foi muito significativo, já que o ano de 2018 marca os 75 anos da Unicap e os 45 anos da graduação em Serviço Social. “A gente está fazendo um resgate histórico de toda a contribuição do curso, ao longo do processo; das turmas ele já formou de Serviço Social, para a nossa cidade; levantamos todos os currículos, todos os professores, o ano da fundação do curso, em 1973, o momento em que foi reconhecido por meio do decreto do Diário Oficial, em outubro 1978”, disse a professora Sandra Lima.

Professores Valdenice, Delânio, Sandra, Simone e Odalisca

Participaram do evento as professoras do curso Sandra Lima, coordenadora; Valdenice Raimundo, que é a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Católica; Simone Barreto; Odalisca Moraes, que é a professora mais antiga do corpo docente de Serviço Social, e o professor Delânio Santos. participaram também alunos de todos os períodos, ex-alunos que estão atuando como assistentes sociais, fazendo mestrado e até na prática da docência. “Eu estou vendo esse momento como um reencontro dos egressos com os atuais alunos e professores”, comemorou a professora Sandra.

Em um momento do evento, o professor Delânio Santos falou sobre como foi a revisão curricular dos dois currículos vigentes no curso, o anterior e o novo, a partir de 2017. em sua fala, professor Delânio abordou a transição da proposta anterior do Projeto Pedagógico do curso para o Projeto Pedagógico vigente, implementado no primeiro semestre de 2017. “Em 2014, o curso recebeu a vista do MEC que pediu algumas alterações para que o projeto ficasse em consonância com as diretrizes curriculares de Serviço Social. Então, de 2014 até 2016 viemos modificando programas, as propostas, as ementas e as bibliografias. Então, foi um trabalho do Núcleo Docente Estruturante da Unicap, NDE, composto por cinco professores do curso. A diferença do anterior para esse novo projeto é a adição de 13 disciplinas, como Serviço Social e a Relação Étnico-Raciais; Gerontologia e Serviço Social, e Serviço Social no espaço SocioJurídico. A gente viu que precisava se adequar à atual conjuntura e ao contexto das mudanças que vêm ocorrendo”, apresentou professor Delânio Santos.

Outro momento marcante da noite foi a docente mais antiga do curso, professora Odalisca Moraes, que falou sobre sua experiência, fazendo um resgate histórico do curso desde a sua chegada como professora, em 2003, seguindo como coordenadora do curso, coordenadora Núcleo de Apoio aos Movimentos Populares – Nuampo, e como coordenadora de estágio de Serviço Social, desde 2005. “Quando cheguei, ainda havia o curso nos turnos da manhã e à noite, depois ficou só o turno da noite. Hoje, o Nuampo não desenvolve mais as mesmas atividades, que era o trabalho nas comunidades. Houve época em que o Nuampo tinha 40 estagiários remunerados”, recorda a professora Odalisca Moraes.