Reitor da Unicap e Arcebispo de Olinda e Recife participam de cerimônia no Vaticano

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vão a Roma para participar, no dia 29 de junho, da Solenidade de São Pedro e São Paulo, na qual o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, receberá o pálio das mãos do Papa Bento XVI. A cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Dom Jaime Vieira Rocha tem encontro com o Papa
                                                                                 foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte, Natal

Além de Dom Jaime, que é aluno do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap, todos os arcebispos nomeados pelo Papa desde julho do ano passado receberão o pálio, que é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Neste, são bordadas seis cruzes. O pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é, posteriormente, tecida pelas monjas beneditinas, do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos. Nos primeiros séculos da era cristã, o Pálio era usado somente pelos Papas. A partir do século sexto, a indumentária passou a ser usada também pelos arcebispos metropolitanos.

Dom Jaime Vieira Rocha foi nomeado Arcebispo de Natal no final de 2011, transferindo-se da diocese de Campina Grande, na Paraíba, para a capital potiguar, onde, como padre, já havia realizado variadas tarefas. Ele coordenou as Comunidades Eclesiais de Base, serviu junto às pastorais sociais e foi Reitor do Seminário Maior. Depois, em Caicó (RN), onde foi bispo por 10 anos, deixou sinais de grande bondade e dedicação pastoral. Em Campina Grande (PB) desde 2005, Dom Jaime foi um guia para o Povo de Deus.

Além dos estudos eclesiásticos, Dom Jaime é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e está concluindo agora o Mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco, onde escreve uma dissertação sobre a ação social da Igreja no Nordeste, com o título “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: o apóstolo das águas nas terras potiguares”, sob orientação do professor Newton Cabral.