Reitor da Católica recebe o Vice-reitor da Universidade Católica Bolivariana

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, recebeu, na manhã de sexta-feira (5), a visita do Prof. Pe. Jorge Ivan, Vice – reitor da Pontifícia Universidad Católica Bolivariana,  localizada na cidade de Bogotá, na Colômbia. A Católica e a Bolivariana pertencem à Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal). A visita ocorreu às 10h, no gabinete da Reitoria.

A visita do Padre Jorge Ivan foi acompanhada pelo assessor de Relações Internacionais da Católica, Thales Castro.  “Este foi, sem dúvida, mais um importante salto internacional da Universidade”, disse. Além do professor Thales, estiveram presentes no gabinete da Reitoria o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, e a professora da Universidade Federal de Pernambuco, Edvânia Torres, que recepcionou o Vice-reitor aqui no Recife.

Uma das intenções da visita foi criar também com a Católica parcerias e promover projetos para estudantes e professores. “Temos com a UFPE projetos importantes em relação à cultura universitária, que abrangem desde alunos a professores. Queremos criar novos projetos também com a Unicap”, disse o Padre Jorge Ivan. Também foi analisado um possível intercâmbio de mestrado e doutorado em Filosofia e Teologia entre a Universidade Bolivariana e a Católica. No início deste ano, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e mais os Bispos de Afogados da Ingazeira, Palmares e Nazaré da Mata decidiram transferir para a Católica a formação dos seminaristas nas áreas de Teologia e Filosofia, o que exige reforçar vínculos com instituições internacionais.

Segundo o Reitor, o relacionamento estreito entre as universidades é questão fundamental para criar novos e bons projetos para o estado. “Em primeiro lugar agradeço à UFPE, em nome da professora Edvânia por refletir conosco este encontro. Ela, inclusive, faz parte da história da Católica, tendo sido nossa aluna e professora. É importante entender e se espelhar na experiência secular das universidades da Colômbia em relação à política de relacionamento entres univesidades e a cultura universitária aplicadas nelas. O avanço da política de relacionamento nos faz pensar melhor Pernambuco com as demais instituições daqui. A universidade tem papel fundamental na internacionalização do Brasil”, explicou.