Recife Antigo é tema de exposição na Católica

Foto enviada pelo Laboratório de Fotografia

Quem transitou pelo hall do bloco A, ontem (26) e hoje (27), teve a oportunidade de ver uma “Exposição Pinhole”, que teve como tema o “Recife Antigo”, com cerca de 50 fotografias produzidas pelos alunos do curso Tecnológico de Fotografia, orientados pela professora da disciplina de Laboratório Preto e Branco, Niedja Dias. A data do início da exposição coincide com o Dia Internacional do Pinhole, dia 26 de abril.

A técnica pinhole simula a câmera escura, princípio da fotografia. A técnica é conhecida como “furo de agulha”, processo pelo qual a lata passa para chegar a fotografar. Esse processo vai desde a pintura com uma tinta fosca internamente, até a produção do furo para se conseguir a fotografia, que tem que ser um pequeno orifício, no diâmetro de uma agulha. Após a confecção da câmera é colocado um papel fotossensível e é dado um tempo de exposição, em média 10 segundos, para conseguir o negativo da fotografia, que depois é transposta para o positivo, processo que duplica o número de imagens.

Algumas câmeras já tinham sido confeccionadas pelos alunos na disciplina de Anatomia da Câmera, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Renata Victor, e as restantes, que eram necessárias para a montagem da exposição, foram confeccionadas a partir de uma parceria com o Projeto Lata Mágica, através de Wiliam Duarte, aluno de Publicidade da Unicap, que entrou com uma assessoria para produção de algumas “câmeras” juntamente com os alunos.

A escolha do tema foi uma forma de homenagear a cidade, que tem lugares interessantes para serem fotografados. “Por que não fazer uma saída fotográfica? Com uma câmera atual você pode passar o filme, que vem com 36 fotos, e com a lata não, é uma única opção”, explicou Niedja, sobre a dificuldade de fazer uma saída como essa, com uma câmera primitiva.