Recital de Páscoa do Madrigal Marlos Nobre emociona público

madrigal

Mais uma vez o Madrigal Marlos Nobre encantou e emocionou o público que compareceu ao Recital de Páscoa, realizado na noite desta quinta-feira (4), na capela da Universidade Católica de Pernambuco. Regido pelo Irmão Lindbergh Pires, o coro formado por cinco sopranos, cinco contraltos, seis tenores e seis baixos teve o acompanhamento do pianista Alisson Queiroz. Antes do início da apresentação, o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne, saudou os presentes e desejou uma Feliz Páscoa a todos.

O recital teve início com a canção Swing Low, Sweet Chariot e terminou com a música Alma Dei Creatores, de Mozart. Ao todo foram apresentadas nove composições de Fernando Ballesteros, Anton Bruckner, Bonaventura Somma, Gabriel Fauré, Charles Gounod e Wolfgang Amadeus Mozart.

Ao término da apresentação, o público aplaudiu de pé, demoradamente. Um reconhecimento ao belo trabalho realizado pelo Irmão Pires e por cada um dos integrantes do Madrigal.

Sopranos: Monik Asmin, Nadjane Marques, Patrícia Maria da Silva, Josiane Emanuelle e Lidiane Maria dos Santos

Contraltos: Gilvânia Nascimento da Silva, Mônica Muniz de Brito Silva, Isolda Maria da Silva, Cristina Vilar e Ándria Lins da Silva

Tenores: Jurandir Ferreira Dias Jr., Adonis Bezerra da Silva, Sealtiel Sérgio Maciel, Guilherme José Silva, Lucas Melo e Bruno José Souza Silva

Baixos: Fernando Nascimento, Elizeu Araújo, Rodrigo Silva Gomes, Tarsis Holanda da Silva, Luís Gustavo e Rodrigo Deodato

Histórico do regente

Lindbergh Pires é natural de Teresina, no Piauí. Desde a sua juventude, esteve em sintonia com a m´suica. Iniciou-se nele pelo antigo coral Nossa Senhora do Amparo, através de maestrina Clóris de Carvalho. Em salvador, na Bahia, cursou composição e regência na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Teve como professores Ernest Widmer, Lindembergue Cardoso, Jamary de Oliveira, Francisco de Paula Gondim, Pierre Klose, Manoel Veiga, entre outros. Durante este período, cantou profissionalmente no Madrigal da UFBA. Na arte do canto, teve de 1993 a 1999 como seu orientador o cantor e baixo Zuinglio Faustini, falecido no ano de 1999. Sob orientação dele, fez recitais cantando o ciclo “Dichterliebe”, de Robert Schumann, o ciclo “Winterreise”, de Franz Schubert, árias de várias óperas e canções brasileiras no Teatro da Paz, em Belém, Teatro 4 de Setembro, em Teresina, e salas de concerto. Nos anos de 1994 e 1995, teve como professor o barítono Inácio de Nonno e, no ano de 1996, teve como professor o baixo Amin Ferez, durante o Curso Internacional de Brasília. Em julho de 1998, no Curso Internacional de Verão de Salvador, teve aulas com a soprano italiana Patricia Morandini e, em julho de 1999 e 2000, teve aulas com o baixo-barítono Martin Krasnenko no I Curso de Extensão em canto da Unicap. Lindbergh Pires fundou e regeu por cinco anos o Madrigal Vox Populi em Teresina (1959) e em 1963 fundou o Madrigal da Unicap, do qual é regente.

Histórico do pianista

Alison Queiroz iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Campinas, em São Paulo. Regressando ao Recife, prosseguiu seus estudos de piano com as professoras Josefina Aguiar e Dolores Portela Maciel. Concluiu o Bacharelado em Música, especialidade em piano, na Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação do professor Edson Bandeira de Melo. Em 1986, foi convidado para acompanhar Jerome Hines, solista da Ópera Metropolitana de Nova York, em recital na cidade de Washington D.C. Em 1995, segue para os Estados Unidos como bolsista da Universidade de Baylor para cursar Mestrado em Performance. Foi monitor na área de piano, colaborador nas áreas de cordas, sopros, canto e correpetidor da Ópera Don Giovanni, de Mozart. Em abril de 1986, foi eleito membro da Sociedade Nacional de Honra em Música dos Estados Unidos, Pi Kappa Lambda. Retornando ao Recife, em 1986, passa em concurso público para a vaga de professor substituto na área de piano, pela UFPE, permanecendo no cargo por dois anos. Alison tem-se apresentado como solista na Alemanha e na Áustria. Atualmente, foi contratado pela Unicap como assistente cultural, sendo pianista acompanhante do Madrigal, assim como dos solistas e professsor de teoria e percepção musical.