Recife vai sediar congresso franco-brasileiro sobre adoção

Por Alan Vinícius

Discutir o processo de adoção sob diversos pontos de vista. Essa é a proposta do 1º Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade, que acontece no Recife de 17 a 21 de agosto. O evento é uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e instituições francesas.

O congresso, que se baseia na temática “Adoção – da criança à filiação”, não se limitará apenas à questão afetiva desse processo, mas também às dimensões jurídica e psíquica. O tema é relevante numa época em que se discutem a adoção por pessoas do mesmo sexo, solteiros, ou casais estrangeiros.

Alguns temas das conferências apresentadas no congresso são a história da adoção no Brasil, o desenvolvimento afetivo da criança e as especificidades da filiação adotiva. A programação ainda inclui simpósios e minicursos.

Participam da organização do evento o Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise e o Serviço de Orientação à Filiação Adotiva da Clínica de Psicologia da Unicap, a Equipe de Recherche en Périnatalité, Parentalité et Petit Enfance da Universidade Denis Diderot e o Groupe de Recherche em Adoption Filiation et Société.

Outras informações podem obtidas no seguinte endereço:

www.unicap.br/congresso_adocao