Quilombo Marielle Franco promove o evento de inauguração

Com apoio do Instituto Humanitas Unicap (IHU) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), foi realizada no dia 18 de outubro a inauguração do Coletivo Quilombo Marielle Franco, no jardim do Bloco G da Unicap. O evento reuniu em uma roda cultural o maracatu, rap, poesia, coco, dando ao público presente a oportunidade da vivência de (re)conhecimento, aprendizado e partilha.

De acordo com o Coletivo, a proposta se deu através da necessidade de integração da cultura negra dentro do ambiente universitário, a partir de um encontro realizado no dia 13 de março de 2018 que deu força à iniciativa do projeto. No dia 14, com a dolorosa execução de Marielle Franco, foi decidido pelo grupo que o nome dela daria o nome à resistência do Coletivo, intensificando assim o sentido do grupo de estar unido em prol de uma mesma causa, para lutar pelo seu direito, pela sua vivência e pela humanidade.

O momento de integração teve como objetivo o fortalecimento dos alunos negros dentro da universidade, e a discussão sobre racismo institucional, docência negra e experiência negra no corpo discente, de forma democrática e pacífica, trazendo à tona essa questão para que ela possa ser vista da melhor forma possível.