Boletim Unicap

Publicitário de destaque no mercado nacional faz palestra na Católica

Sexta-feira à noite. Em vez de fechamento corrido de anúncios nas agências de publicidade do Recife ou happy hour num bar da cidade, os publicitários fizeram um programa diferente. Eles se reuniram no auditório G1 da Católica para conversar com um dos profissionais mais destacados do mercado nacional. Presidente do Clube de Criação de São Paulo (CCSP) e sócio da agência Santaclaranitro, uma das mais importantes do Brasil, o publicitário Fernando Campos foi o convidado especial da noite.  A vinda dele à Unicap foi articulada pelo Clube de Criação de Pernambuco (CCPE) e pela coordenação do curso de Publicidade e Propaganda da Católica.  

Fernando relatou como foi o surgimento da agência da qual é sócio-diretor. “Primeiro, montamos o negócio e depois fomos atrás dos clientes. Muita gente por aí prefere fazer o contrário, que é reunir clientes e montar a empresa”, explicou. Ele ainda contou o primeiro case de sucesso da Santaclaranitro. A Som Livre, gravadora das organizações Globo, procurou a agência para buscar uma ação que aumentasse ou pelo menos estabilizasse as vendas de um CD de funk com a marca do programa Caldeirão do Huck. ” O cliente pediu uma peça publicitária que pudesse ser usada em inserções de 30 segundos na TV Globo, mas nós percebemos que era preciso muito mais que isto”, disse Fernando.

A Santaclara criou uma ação que envolveu a web e a TV. Uma ação promocional foi desenvolvida na qual foi criado um concurso de dança. As pessoas postavam no Youtube vídeos com coreagrafias de canções do CD.  Os autores das consideradas mais criativas se apresentaram no programa Caldeirão do Huck. O sucesso da ação foi além das expectativas. A meta de vendas foi ultrapassada em  mais de 250%. A comunidade virtual chamada Funktube se transformou numa marca registrada que licencia outros produtos fonográficos. “Hoje em dia as agências tem de oferecer mais do que propaganda, tem de dar consultoria aos clientes”, analisou Campos. 

Outro case  contado por Campos foi o do analgésico Neosaldina. A intenção era passar uma ideia de que a marca estivesse ligada a sensação de bem-estar e não a dor de cabeça. O primeiro slogan criado foi “Neosaldina: mais forte do que a sua dor de cabeça”. Numa outra fase da campanha o slogan foi substituído por “Dor de cabeça? chama Neosa”, em alusão ao nome feminino. E, por último: “Leve sua dor de cabeça para bem longe. Sendo assim, fica mais fácil se livrar dos seus problemas”.

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