Psicólogos comemoram no dia 27 os 50 anos da regulamentação da profissão
|Com informações do Conselho Federal de Psicologia
A Psicologia tem muito a comemorar neste 27 de agosto. A data, além de representar o dia do psicólogo, marca os 50 anos de regulamentação da profissão pela Lei 4.119/62. São cinco décadas de desafios, mudanças, criações, conquistas e reconhecimento. A profissão se desenvolveu consideravelmente, criou formas de atuação, fazendo-se reconhecer em diversos espaços de trabalho. Os psicólogos têm procurado ultrapassar barreiras e alcançar cada vez mais a população, contribuindo de forma crescente para a intervenção de problemas e conflitos recorrentes na sociedade.
A atuação profissional contemporânea inclui os mais variados temas, que vão desde trabalhos com mobilidade urbana, habitação e defesa civil, até mundo digital, educação, saúde e trabalho. Em termos quantitativos, o Brasil possui o maior número de psicólogos ativos do mundo. São 216 mil profissionais em atividade, de acordo com o Cadastro Nacional de Psicólogos do Sistema Conselhos de Psicologia. Para se ter uma noção, a American Psychological Association (APA), tida como a maior associação mundial de psicólogos, contém 137 mil membros. O País sai na frente, inclusive, da Federação Européia de Associações de Psicólogos, que agrega 35 nações e tem cerca de 90 mil associados.
Além de incluir o maior coletivo do mundo, o psicólogo brasileiro de hoje está muito mais comprometido na construção das políticas públicas. O universo da área conta com mais de 50 mil profissionais atuando no Sistema Único de Saúde, na Assistência Social, na Justiça, na Segurança Pública, Forças Armadas, Detrans e credenciados para avaliação de porte de armas. Em relação à formação acadêmica, a Psicologia conta com 3.412 programas e cursos de especialização e extensão na área espalhados por todas as regiões do Brasil, conforme dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Sudeste ainda lidera o ranking, com 46,75% do total, em seguida vem o Sul (20,4%), Nordeste (19,5%), Centro-Oeste (8,10%) e Norte (5,25%).
De acordo com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), existem 71 programas de Mestrado, Doutorado ou Mestrado Profissional na área, em 51 Instituições de Ensino, distribuídos em 21 estados do País. Os temas permeiam entre a Psicologia social, clínica, de saúde, comportamento, cognitiva, experimental, de desenvolvimento humano, educacional, neurociência, psicobiologia e psicanálise.
Agenda de comemorações
Para celebrar estes 50 anos da Psicologia e os avanços na profissão, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) elaborou uma agenda com diversas atividades até julho de 2013. A maior delas é a 2ª Mostra Nacional de Psicologia, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. O evento reunirá mais de 20 mil pessoas e 5 mil práticas. Haverá espaços para que os psicólogos de todas as partes do País divulguem seus trabalhos e possam criar articulações para seguir fortalecendo as diferentes áreas em que atuam. O evento contará com a presença dos ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, da Educação, Aloízio Mercadante, da Saúde, Alexandre Padilha, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. As atividades da Mostra incluem mesas-redondas, rodas temáticas de discussão, espaço para crianças, praças para exposição de trabalhos, túnel com vídeos de participantes e restaurantes, além do espaço do corpo, voltado para práticas terapêuticas e da sala de espelhos, área que tratará dos direitos humanos por meio de um ambiente de reflexão.
A 2ª Mostra Nacional também será palco para atrações culturais. Durante três dias do evento estão previstos diversos shows. A 2ª Mostra será palco, ainda, da segunda edição do Prêmio Paulo Freire, com homenagem a 14 personalidades brasileiras que têm contribuído assiduamente em suas atuações para o aprofundamento da democracia, o combate à desigualdade social no Brasil e a construção do bem comum. A concessão do prêmio significa o reconhecimento de que a trajetória dos profissionais foi marcada por um persistente compromisso social e com o desenvolvimento da sociedade brasileira. A lista de homenageados inclui o jornalista Mino Carta, Paulo Vannuchi (ex-ministro de Direitos Humanos), Mia Couto (escritor moçambicano), Kenarik Boujikian Felippe (uma das fundadoras da Associação de Juízes para a Democracia), Regina Casé (atriz) , Janaína Oliveira (rapper feminista). O prêmio também fará reverência a outras personalidades, dentre elas, dom Pedro Casaldáliga (bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia), Maria de Jesus Ferreira Bringelo (conhecida como Dona Dijé, quebradeira de côco), Manoel de Barros (poeta sul-matogrossense) e Marcelo Paixão (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos principais especialistas no estudo de desigualdades raciais no Brasil), entre outros.
A 2ª Mostra também apresentará a pesquisa Profissão e Gênero no Exercício da Psicologia no Brasil, inédita, que reflete o perfil da psicóloga brasileira. Para se ter uma ideia, elas representam 89% da profissão no País. O estudo ouviu 1.500 profissionais, de todas as regiões brasileiras, e identificou as principais áreas de atuação, situação financeira, cuidados com a família, além de índices de violência e formação acadêmica. A exposição da pesquisa na Mostra terá a função de reconhecer a importância da condição feminina para a profissão e como ela pode trazer avanços, não só para a categoria, mas para toda a sociedade.
Mais informações pelo http://mostra.cfp.org.br