Proteção às crianças e adolescentes é tema de palestra na Católica

20150828_090515

Na manhã do dia 28 de agosto, a Universidade Católica de Pernambuco foi sede da palestra “Família e Escola – Rede de Proteção à Crianças e Adolescentes” ministrada pela psicóloga Joelma Correia. O ciclo de palestras é realizado uma vez por mês, com uma temática e palestrantes diferentes. O público alvo das palestas são as Mães do Liceu.

Em sua palestra, a psicóloga Jeolma Correia explicou que as crianças e os adolescentes são indivíduos em processo de formação de hábitos, costumes, organização emocional e, principalmente, da personalidade. “Sendo assim, elas precisam das famílias para desenvolver o caráter e a moral. É nesse âmbito, que eles se identificam com a forma de agir dos familiares e aprendem os valores básicos para a vida. Devido a isso, a relação de respeito e confiança precisam ter bases firmes, mas infelizmente a maior parte dos casos de violência partem exatamente de casa, seja ele físico ou verbal.”

“A escola também ajuda na formação social e pessoal de crianças e adolescentes. Eles ampliam a capacidade de adaptação à vida em sociedade e favorece na formação ética, moral e educacional destes jovens. É um espaço de troca de relações afetivas, confiança e respeito, assim como seus lares”, afirma a palestrante.

“É por isso que tanto o espaço familiar como a escola têm papéis fundamentais na luta contra a violência. Não fique calado, se ver, denuncie. Disque 100, a discagem é gratuita para todo o território nacional e não é necessária a identificação”, finalizou Joelma Correia.