Projetos em video são avaliados na Expocom

Registrar memórias e assim preservar a história foi o ponto em comum entre os trabalhos apresentados na manhã desta segunda-feira (5), na Jornada de Pesquisa Experimental em Comunicação (Jornalismo), pela XVIII Expocom.

No caso do documentário Vila de Operários, de Marília Cândido Lopes, da Universidade de Uberaba, as lembranças guardadas foram as dos moradores da bairro que nomeia o vídeo. O lugar onde vivem 150 famílias fica localizado entre uma grande mineradora e um hotel de luxo em Araxá, interior de Minas Gerais. O inevitável avanço econômico obrigou essas pessoas a se retirarem das terras, que serão utilizadas como área de extração de minérios.

Na mesma linha seguiu A Revoada de Mutum-Paraná, vídeo criado pela estudante da União das Escolas Superiores de Rondônia, Minéia Capistrano da Luz.  No documentário, ela mostra o difícil processo de remanejamento dos cidadãos de Mutum-Paraná para uma comunidade vizinha devido à construção da Usina Hidrelétrica de Jirau.

José Douglas Cardoso, aluno do Centro de Educação Profissional do Paraná, apresentou Quinze – As lembranças de um lugar  esquecido. “Estar aqui depois de termos ganhado o Intercom regional é muito positivo”. O documentário conta o relato de ex-moradores de um vilarejo do quilômetro 15 de uma BR no Paraná. A decadência do café fez com que o local praticamente desaparecesse.

Último projeto apresentado, O guardião, de Maria Livia Cunha, enfocou a questão ambiental sem intenção de seguir os modismos de sustentabilidade tão comentados atualmente. Para isso, ela e outros alunos da Universidade Federal da Paraíba entrevistaram um senhor que mora em um santuário verde bem diferente da “selva de pedra” em que a capital paraibana tem se transfomado.

Para a avaliadora da sessão Ana Carolina Temer, da Universidade Federal de Goiás, doutora em Teoria em Ensino da Comunicação com Ênfase em TV, a Expocom é uma ótima oportunidade para alunos se relacionarem entre si com a vantagem de poderam criticar os próprios trabalhos tendo como referência os dos outros. “Também é uma maneira de avaliar o ensino oferecido nas universidades”.