Coordenadora pedagógica do Fé e Alegria participa do Católica In

O último dia do Católica In (25) deu a oportunidade para os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas conhecerem um pouco mais sobre o curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na sala 311 do bloco G.

A professora da Unicap e coordenadora pedagógica da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), Graziela Almeida, apresentou aos alunos as funções da pedagogia, como gestor de sistema de ensino, de escolas, de projetos sociais, da sala de aula, coordenador pedagógico e professor-pesquisador. Também contou que um pedagogo pode trabalhar em empresas, indústrias, Suape, universidades/faculdades, hospitais, sistema penitenciário, educação infantil e fundamental (escolas), fundações, educação inclusiva e educação de jovens e adultos.

Em seguida, Graziela falou um pouco sobre alguns teóricos da pedagogia como o pernambucano Paulo Freire, que “é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica”. Outros citados foram Darcy Ribeiro (sonho de oferecer educação integral e escola em tempo integral), Anísio Teixeira (teve destaque no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova: Defesa do ensino público, gratuito. Laico e obrigatório – 1932), Maria Montessori (com o movimento da nova educação), Jean Piaget (impulsionou a teoria cognitiva) e Lev S. Vygotsky (interações sociais e condições de vida, fundador da escola soviética de psicologia histórico-cultural).

Após conhecer um pouco sobre os principais teóricos, os estudantes participaram do “jogo do mapa do conhecimento pedagógico”, onde tiveram que responder sobre tudo o que foi explicado pela professora Graziela Almeida. Depois, teve um sorteio de uns “mapinhas do conhecimento” sobre o curso. A aluna de Pedagogia da Unicap Ísis Ceza falou que o clima e os profissionais da Católica são muito bons. Clarice Mendonça, também aluna da Universidade, falou mais sobre a sua escolha: “É um curso gostoso de fazer. Eu amo de paixão a pedagogia”.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Católica, Elba Leicht, explicou como é a grade do curso na Unicap, e o que cada disciplina aborda.

Os alunos do curso de Matemática da Católica e estagiários do Fya, Sidney Farias e Rodolfo Sabino, falaram da dificuldade que os pedagogos encontram na área de cálculos, que é obrigatório ensinar nas salas de aulas das escolas até o 5ª ano, e da importância da relação dos dois cursos. “Tem gente que escolhe pedagogia e diz que odeia matemática, mas tem que aprender essa disciplina também porque vai ter que ensinar”, reforçou Sidney
.