Projeto de alunos de Arquitetura da Católica vence concurso internacional

03
Projeto desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco ficou entre os 10 melhores do mundo no concurso Urban Chicken Coop Design Competition (novo conceito de galinheiro urbano e maneiras de se criar galinhas), promovido pelo AIA Detroit Committee on the Environment, o equivalente ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O projeto foi elaborado pela professora Ana Luisa Rolim em conjunto com os alunos Antonio De Biase, Juliana Rabello, Kelly Régine e Rebeka Almeida. Eles foram convidados para ir a Detroit apresentar o trabalho em uma feira ecológica do Michigan Urban Farming Initiative, que será realizada no dia 29 de junho. Participaram do concurso projetos de três continentes.
“Ficamos muito contentes de ter nosso trabalho reconhecido por uma das instituições ligadas à arquitetura e ao urbanismo mais reconhecidas do mundo. Esperamos que isso sirva para estimular outras participações em concursos e fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap crescer mais ainda”, enfatizou a professora Ana Luísa Rolim.

O objetivo do concurso toca em um assunto extremamente contemporâneo, que é promover o interesse em alimentos de procedência local e sustentável, estimulando também a simbiose entre homem e animal (aves) no meio urbano. A ideia é que ovos, sem pesticidas ou hormônios, podem ser coletados diariamente e consumidos, sendo muito mais saudáveis do que aqueles produzidos na maioria das fazendas.
Esse concurso já teve outras versões nos Estados Unidos. O primeiro deles levou a proposta para a África, no intuito de minimizar o problema da fome e baixa qualidade dos alimentos. De um modo geral, o espírito do concurso coincide com o que diz o filósofo chinês Lao-Tsé: “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo por toda a vida”.
04 componentes conceito

use