Programa Magis e Unicap ampliam parcerias

No dia 5 de setembro, representantes do Programa MAGIS Brasil e da Universidade Católica do Pernambuco reuniram-se, com o objetivo de refletir temas e áreas em que podem articular respostas comuns que atendam às necessidades atuais dos jovens, da sociedade e da Igreja.

O encontro foi realizado na reitoria da Universidade e contou com a participação de Pe.Pedro Rubens SJ, reitor da Unicap; Pe.André Luís Araujo SJ e João Elton de Jesus, do Instituo Humanitas; Diogo Costa Fernandes SJ, do Centro MAGIS Inaciano da Juventude; e Vanessa Araújo Correia, coordenadora do eixo Pedagogia da Formação do Programa MAGIS Brasil.

Durante a reunião, foram tratadas as possibilidades de parcerias em projetos de voluntariado e na promoção de cursos livres e de especialização (presenciais e à distância). “É muito forte o apelo ao trabalho em rede, o que nos instiga a abandonar o isolamento e trabalhar em colaboração com todos com quem há sonhos e interesses convergentes. A Unicap tem sido uma parceira muito importante no serviço aos jovens e aos que trabalham com eles. Há um horizonte amplo e fecundo de ações que o Programa MAGIS e a Universidade podem realizar em colaboração, pelo bem das juventudes, no nordeste e fora daqui”, avalia Vanessa Correia.

A visita do Programa MAGIS Brasil também envolveu um encontro com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Juventude – NEPEJ, da Unicap, no dia 4 de setembro, a fim de partilhar experiências e organizar ações conjuntas de pesquisa e difusão sobre a temática da juventude. Além dos representantes do Programa MAGIS, estavam presentes professores e estudantes do Núcleo e do Instituto Humanitas. Segundo João Elton de Jesus “As parcerias com o Programa Magis tem crescido a cada ano e os resultados têm sido muito positivos. O desejo é que possamos ampliar o trabalho com as juventudes no Campus em Recife e, também, em outras cidades do Nordeste em que a Unicap tem presença”.