Boletim Unicap

Programa de Pós-Graduação em Psicologia promove Seminário Zeferino Rocha

O Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Unicap promoveu o Seminário Zeferino Rocha com o tema: “Psicanálise entre incertezas e esperança”. A programação foi realizada no anfiteatro do bloco G4.

img_2925A organizadora do evento, professora Maria Consuêlo Passos, falou para o Boletim Unicap sobre o objetivo do evento. “A ideia foi de fazer um seminário onde a gente homenageasse o professor Zeferino Rocha, que foi um professor do programa e muito importante pra nós, alunos e professores. E que, a gente discutisse a obra dele fazendo contrapontos, uma discussão com outras perspectivas da psicanálise. Por isso, trouxemos o pensamento essencial, se isso é possível, do Zeferino, dialogando com outros autores e colegas”.

A programação da sexta-feira (2) contou com o a presença à mesa do professor da Fafire Carlos Henrique Ferraz, que abordou o tema “Controvérsias em torno da noção de saúde em Psicanálise”. “Existe uma espécie de forma de pensar típica na psicanálise que reduz o conceito de saúde à uma expressão amenizada de um quadro chamado de neurose, que é um quadro de doença. É como se a saúde fosse uma doença amenizada, um doença compensada. E, isso é um lugar comum dentro da psicanálise, uma espécie de senso comum. O que tento fazer aqui no seminário é mostrar que isso não tem suportimg_2919e na obra de Freud ou, pelo menos, é controverso. Tem-se momentos em que ele sustenta essa ideia, de uma continuidade entre o estado de saúde e o estado de doença, mas também se tem inúmeros outros momentos em que Freud distingue exatamente o que é saúde e o que é doença”

O professor também trouxe uma ideia de resgatar as teses de Freud que fazem uma distinção clara entre saúde e doença. “O conceito de saúde é um conceito fundamental para organizar a clínica, intervenções sobre a vida. Se tudo é uma espécie de forma de adoecimento, todas as ações humanas, no final das contas, têm uma ligação com o adoecimento. Então, faz com que se torne moralmente indiferente o que se faz, o que você é ou que deixa de ser. A ideia de resgate da saúde é um horizonte que você coloca para todos os momentos de aplicação da teoria”.

A programação também contou na quinta-feira (1º) com a mesa-redonda “O psicanalista e o filósofo”, com a participação dos professores Jesus Vasquez e Vincenzo Di Mateo, da UFPE, e a professora da Unicap e organizadora do evento, Véronique Donard.

Em seguida, houve a mesa “O psicanalista e o poeta” com a participação do professor da Unicamp Mário Eduardo da Costa Pereira e a professora e organizadora do evento, Maria Consuêlo Passos.

Confira mais fotos do evento:

print

Compartilhe:

Deixe um comentário