Programa de Pós-Graduação em Direito da Unicap promove debate sobre refugiados

O Programa de Pós-Graduação em Direito promoveu, na tarde desta terça (09/10), um Fórum que abordou o tema O drama dos refugiados: Uma abordagem do Direito Internacional, tendo como objetivo discutir a questão de imigrantes da Venezuela e de outros países que têm buscado apoio no Brasil.

Com a presença do Prof. Dr Manoel Moraes, da vice-coordenadora do PPGD, Virginia Colares, e do palestrante convidado Rafael de Menezes, os mestrandos em Direito debateram sobre a crise humanitária existente através do fluxo dos imigrantes no país. “É muito importante fazer atividades que envolvam não só a graduação e a pós-graduação, como também envolvam pesquisa, pois existem projetos de mestrado sobre estas questões e é uma possibilidade de extensão universitária”, afirmou a professora Virginia.

O palestrante Rafael de Menezes é juiz, professor da Unicap há 22 anos e vice-presidente da União Internacional de Magistrados, que fica na Itália. Para Menezes, essa pauta sobre refugiados é um assunto que preocupa os juízes do mundo inteiro. “Desde que a civilização existe que as pessoas vão atrás de refúgio. Seja por questões climáticas, econômicas, de perseguição sexual ou perseguição religiosa. Então, esse é um drama muito antigo. E, hoje em dia, é um direito de todo cidadão pedir refúgio quando você está sendo ameaçado e perseguido no seu país de origem. Mas o que está ocorrendo é que, na hora em que os imigrantes chegam no país, a população local reage e passa a eleger políticos contrários ao acolhimento. A gente está vendo isso aqui, em Roraima, nos Estados Unidos, na Europa, ressaltou Rafael.

A extensão universitária é uma ação que pode ser feita junto a essa população que está chegando, para que se faça uma ação de acolhimento, de ensino da língua, ação multidisciplinar, não se aplica apenas aos estudantes de Direito, mas também aos alunos de licenciatura, Ciências Sociais e Psicologia.

Ao longo do evento, foram discutidas formas de apoio e ações que possam auxiliar estes refugiados. Reuniões estão sendo realizadas com o professor Manoel Moraes e o Padre Marcos Augusto sobre os imigrantes que estão vindo para o Nordeste e, em especial para as cidades de Pernambuco, abrigados e apoiados pelo Cátedra Dom Helder Camara.