Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap firma parceria com universidades da Alemanha e de Portugal

Os docentes do PPGD Virgina Colares e Alexandre Saldanha

O Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco deu um importante passo no seu processo de internacionalização. A Associação de Linguagem & Direito (Alidi), que está vinculada ao PPGD, firmou uma parceria com a Associação Luso-Alemã de Juristas (DLJV). A Alidi  edita a única revista científica internacional vinculada ao programa, a Language and Law/Linguagem e Direito

Na primeira vez que foi avaliada pelo sistema Qualis da Capes obteve a avaliação B. A publicação está sediada na Universidade de Porto e tem entre seus editores os pesquisadores Malcolm Coulthard, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Aston University, no Reino Unido; e Rui Sousa-Silva, da Universidade do Porto. É a partir desta revista  que vai acontecer o intercâmbio acadêmico.

Além dos editores da revista, a diretoria da Alidi é composta por pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras. Entre elas,  a Profª Drª Tinka Reichmann, da Universidade de São Paulo (USP).

“Essa pesquisadora assumiu um cargo de professora no Instituto de Linguística Aplicada e Tradutologia da Universidade de Leipzig e, durante a  assembleia da Associação Luso-Alemã de Juristas, apresentou proposta de parceria. A iniciativa foi bem recebida e aprovada. Daí as duas associações poderão desenvolver pesquisas e eventos acadêmicos em conjunto”, explicou a docente do PPGD, Profª Drª Virgínia Colares, membro da Alidi.

O coordenador do PPGD, Profº. Drº Marcelo Labanca, destaca o incentivo à internacionalização por parte da Capes. “Este convênio de cooperação é relevante para o aprimoramento de políticas de fomento à pesquisa entre os três países envolvidos: Brasil, Portugal e Alemanha. A Capes vem incentivando a internacionalização das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES), com o objetivo de promover convênios, acordos ou ações com instituições estrangeiras, projetos com cooperação internacional, alunos e professores de pós-graduação participando de intercâmbios. Além disso, Portugal e Alemanha são considerados berços da formação jurídica brasileira e o estreitamento de laços acadêmicos fortalecerá nosso programa”.

Alidi – Atualmente a diretoria da Associação Linguagem & Direito conta com os seguintes docentes da Unicap: Alexandre Saldanha (Presidente); Vinicius de Negreiros Calado(1º Secretário); Mateus Pereira e Virgínia Colares (Conselho Fiscal); Rosa Maria Freitas (Diretoria de Cultura) e os discentes do PPGD_UNICAP: Ana Paula da Silva Azevêdo,  Danilo Gomes de Melo além da recém formada Beatriz Gálvez.