Professores e alunos da Católica vão participar de eventos sobre Psicologia na França

por Carolina Oliveira

Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, a Universidade Católica de Pernambuco será representada na França por uma equipe formada por cinco professores, três alunos do Doutorado em Psicologia e uma aluna do Mestrado. Trata-se do 1º Colóquio CRPMS, “Sujeito, subjetividades e práticas de corpo no mundo contemporâneo”. Após o evento em Paris, os nove representantes seguirão para a Université Catholique d’Ouest, em Angers.

Desde 2010, a Católica marca presença na Paris Diderot, conhecida como Paris 7, por meio da atuação da professora Nanette Frej como aluna do pós-doutorado. Professora da pós-graduação de Psicologia na Unicap, Nanette teve seu trabalho orientado pelo psicanalista Christien Hoffmann, vice-presidente da Paris 7. Hoffman, em sua última visita ao Brasil, despertou na Universidade o interesse de firmar um convênio, assim como o fizeram Universidades de Jerusalém, Atenas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Produto desta parceria, a visita dos professores e alunos da Católica a Paris se concretizará no Colóquio, a ser realizado no auditório da Universidade Paris Diderot. Durante o evento, quatro professores da Católica irão se apresentar na segunda mesa do evento, presidida por Joel Birman: Edilene Queiroz, sobre “A função do olhar e o corpo”; Nanette Frej, com a pesquisa “De um pré-originário à emergência dos mesmos”; Maria de Fátima Vilar, com “A palavra sintomática na afasia do organismo ao sujeito”; e Veronique Donard, com “O murmúrio dos órgãos e a sideração do sujeito”, uma análise da obra de Francisco Brennand. O professor Iaraci Adivincula, embora não vá apresentar trabalhos, estará presente.

O último dia do evento contará com mesas de discussão, das quais três doutorandos da Unicap participarão. São eles: Elizabeth Regina Siqueira, com sua produção acerca das marcas corporais; Paula Barros, cujo trabalho tem como tema os menores em situação de risco; e Viviane Costa, que pesquisou sobre a adolescência. Embora não vá apresentar trabalhos, a mestranda Sheila Speck estará presente.

Após o Colóquio, os membros da comunidade acadêmica da Unicap seguirão para a Université Catholique D’Ouest, a 1h40 de Paris, em Angers. Lá haverá um evento de recepção, no qual os quatro professores ministrarão um minicurso sobre os trabalhos apresentados na capital francesa. Será discutida a possibilidade de desenvolver atividades conjuntas entre a Unicap e a referida instituição.