Professores de Jornalismo pesquisam sobre pioneira do rádio

Radialismo no BrasilOs professores do curso de Jornalismo da Católica, Aline Grego e Juliano Domingues, assinaram capítulos do livro Radialismo no Brasil: cartografia do campo acadêmico – itinerário de Zita, a Pioneira. A obra publicada pela Editora Insular será lançada neste domingo (6), às 11h, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante o congresso Intercom 2015.

O livro faz parte de um projeto de pesquisa homônimo e analisa a contribuição de Zita de Andrade Lima ao debate sobre a relação entre o rádio e o desenvolvimento regional na década de 60. “A autora associa o acesso à informação a condições necessárias ao desenvolvimento local”, diz um trecho do artigo do professor Juliano, coordenador do curso de Jornalismo da Unicap.

Zita foi casada com Luis Beltrão (fundador do curso de Jornalismo da Unicap, o primeiro do Norte e Nordeste). “Além de resgatar parte de sua biografia, o artigo também traz depoimentos de alguns dos seus colegas de turma e no radialismo”, explica a Pró-reitora Acadêmica da Unicap no resumo do artigo.

Os autores do livro irão participar, hoje (4) às 14h, no auditório da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha da UFRJ, de uma homenagem à Zita durante a sessão do grupo de pesquisa Rádio e Mídia Sonora. O evento também faz parte da programação do Intercom 2015.