Professores de Jornalismo discutem com estudantes o projeto Vozes da África

Professores da Católica responsáveis pelo projeto Vozes da África se reuniram nesta quarta-feira (7) a fim de planejar a produção dos progamas da série. Eles também realizaram o primeiro encontro com os estudantes que vão participar do trabalho, que acontece nos meses de julho e agosto. Após concluídos, os programas serão distribuídos para rádios públicas de todo o Brasil.

Vozes da África é uma série de programas radiofônicos que aborda a história e a identidade das mulheres negras a partir de seis temas: situação das mulheres negras no Brasil e em Pernambuco, as mulheres negras nas políticas públicas, trabalhadroas domésticas, quilombolas, comunidades tradicionais e mulheres negras na luta comunitária. Os professores Vlaudimir Salvador, Paulo Fradique, Ana Veloso e Elisa Barreto ficarão responsáveis pela coordenação do projeto.

Durante a reunião foram definidas questões como softwares e equipamentos necessários para o projeto e o cronograma de atividades. As gravações incluem pessoas e entidades do Recife e Região Metropolitana, Salgueiro e Brasília. Um dos movimentos participantes é o Cidadania Feminina, que debate a situação das mulheres na comunidade do Córrego do Euclides.

Rildo Oliveira, 58 anos, é um dos 12 estudantes de jornalismo que vão produzir os programas. Desde jovem ele se envolveu com radiojornalismo, tendo trabalhado nas rádios Olinda e Continental, e recentemente retomou o curso a fim de conhecer as novas tecnologias do Jornalismo atual.  “Para mim, como estudante, é muito importante participar desse projeto, porque ele me humaniza, já que é voltado para as comunidades”, disse Rildo, que exerce liderança comunitária na Iputinga, onde mora.

O projeto Vozes da África foi um dos 40 agraciados em todo o Brasil com o prêmio Roquete-Pinto e vai receber verba de R$ 20 mil, que será investida na produção da série.