Católica realiza seu I Fórum de Extensão

O I Fórum de Extensão da Unicap, cujo tema é ” Compartilhando saberes e cidadania: indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa”, teve início nesta terça-feira (9) e segue até a sexta-feira (11). A abertura do evento contou com a presença da Pró-Reitora Acadêmica da Unicap, Aline Grego; dos Pró-Reitores de Extensão da UPE, Renato Moraes, da UFRPE, Ana Virgínia Marinho, e da UFPE, Maria Christina de Medeiros Nunes; e da coordenadora de Extensão da Católica, Odalisca Morais.

O evento teve a participação de Percy Marques e Sumara Reis, do MPB Unicap.

1

A Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, deu as boas-vindas, enfatizando a importância da extensão para a Universidade: “É com muita honra que hoje estamos aqui. Infelizmente, Padre Pedro não pôde estar presente porque está participando da  Congregação da Companhia de Jesus, em Roma. Mas, certamente, se aqui estivesse, estaria extremamente feliz com a instalação do Fórum, que é anseio nosso há muito tempo. Afinal, nós entendemos que é um compromisso de saber compartilhado, como bem diz o tema, mas um saber compartilhado ético e cidadão. E que, de fato, faça com que as comunidades e sociedade, de um modo geral, possam ser beneficiadas com o que a gente aprende aqui e, na contramão a gente possa ser beneficiado com aquele que nos ensina.

A Pró-Reitora também citou uma frase de Cora Carolina, e brincou que, muitas vezes, adaptam a frase para o Dia dos Professores: “Feliz aquele que sabe transferir o que conhece, o que domina e, que aprende com o que está ensinando a quem ensina”. Segundo Aline Grego, é preciso saber que os saberes estão em diversos campos, em diversos níveis e que todos nós aprendemos e temos como compartilhar esses saberes.

Ela enfatizou o orgulho que sente no fato de o curso de Direito da Católica ter sido o pioneiro no país a constituir um núcleo de assistência jurídica gratuita. “O que hoje é uma exigência do MEC para todo o país, na Católica começou a acontecer muito antes de ser uma exigência, mostrando, assim, o compromisso da Universidade com a extensão.

2

4

A Coordenadora de Extensão da Unicap, Odalisca Morais, falou para o Boletim Unicap sobre as expectativas do encontro:

“Este Fórum de Extensão tem a sua relevância por ser o I Fórum de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco. A Católica já vai fazer 70 anos e esse é o primeiro Fórum. É um momento também de mostrar os trabalhos de Extensão realizados nas diversas IES, não só da Católica. Temos a participação de extensionistas de outras IES que vão participar com pôsteres, apresentação dos ciclo de palestras ou roda de diálogos. Então, esse é o momento de divulgar o trabalho de Extensão desenvolvido tanto na Unicap como nas outras instituições. Para tanto, trouxemos os Pró-Reitores de Extensão da UFPE, da UFRPE e da UPE para discutirmos e refletirmos sobre a Extensão Universitária.”

O Pró-Reitor da UPE, Renato Moraes, comentou que uma das dificuldades da gestão institucional é a sua estrutura organizacional, mostrando situações de uma trajetória de aprendizagem, tais como: alinhamento com política nacional de extensão; planejamento estratégico da PROEC; articulação de gestão acadêmica; manual de orientação de elaboração de PPC; mudança de critérios no fomento de ações de extensão (edital); censo de extensão e cultura; e integração de créditos de programas e projetos de extensão.

Ele apresentou o Projeto Santo Amaro, um programa de extensão que integra: Esporte (lazer e recreação); Educação (creche e escola); Atendimento Familiar (def. físico, auditivo e visual); Atendimento Familiar; Saúde (dermatologia, odontologia, cardiologia).

Em seguida, a Pró-Reitora da UFRPE, Ana Virgínia Marinho, ressaltou que a universidade visa a extensão como uma demanda social. Ou seja, um instrumento de mudança social, com tópicos como: formação de estudantes; intercâmbio com a sociedade e meio rural; reconhecimento da sociedade e do homem do campo; solução de grandes problemas sociais e do campo; disponibilizar conhecimento permitindo o acesso do saber;  e priorizar práticas voltadas ao atendimento das necessidades sociais.

Para finalizar, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPE, Maria Christina, destacou que o ensino-pesquisa-extensão tende a ser uma coisa só. Embora a extensão seja uma constante missão de co-produção de conhecimento, com modalidades, tais como: programas, projetos, cursos, eventos e serviços. Segundo ela,  não se faz extensão de A para B ou de A sobre B, mas de A com B. “O objetivo é transformar e ser transformado, dando diretrizes estratégicas”, enfatizou