Professores da Unicap participam de Feira de Profissões na Escola Epitácio Pessoa

Dúvidas, insegurança e falta de informação. Essas são palavras que acompanham boa parte dos estudantes que se encontram no ensino médio e começam a se deparar com uma necessidade: escolher a profissão que querem seguir. Diante dessa fase de muitas incertezas, é muito importante que haja um esclarecimento sobre a função que cada profissional exerce dentro da sociedade. E, no intuito de contribuir com informações sobre as mais diversas atividades profissionais, na manhã da última terça-feira (21), a Universidade Católica de Pernambuco participou da Feira de Profissões promovida pela Escola Epitácio Pessoa, localizada no munícipio do Cabo de Santo Agostinho.

A Católica foi representada no evento por professores e alunos de 19 cursos. Na apresentação do curso de Jogos Digitais, o coordenador Breno Carvalho, para deixar a “aula” mais dinâmica, começou exibindo um vídeo que falava sobre o curso. Depois, ele ressaltou que para se dar bem na carreira tem que estudar muito. “Até eu que sou professor tenho que estudar, tenho que estar sempre me atualizando e me renovando”, comentou. O estudante Robson Mateus gostou muito da apresentação e disse que pensa em fazer vestibular para Jogos Digitais, a fim de atuar na área de programação de jogos. “A palestra foi muito boa. Serviu para abrir meus olhos”, frisou.

Representando o curso de Fotografia, a laboratorista Maria Aline Moraes explicou como é o seu trabalho no laboratório de fotografia e tirou dúvidas dos estudantes sobre o valor do curso,  mercado de trabalho e o objetivo do curso, que é formar um profissional qualificado e comprometido com as demandas da fotografia, com domínio da linguagem e da técnica, inclusive das novas tecnologias, e que seja capaz de atuar de forma criativa e ética nas mais diversa áreas.

O curso de Gestão Portuária foi representado pela professora Simone Lucena, que tiou todas as dúvidas dos estudantes. Ela explicou que o curso surgiu a partir da necessidade de mercado e que o objetivo é formar profissonais para atuar na gestão de portos e desempenhar funções estratégicas, táticas e operacionais. O estudante Tiago Fernandes afirmou que quer fazer vestibular para Geografia, mas também se interessa pela área de turismo e portos.  “Assisti a essa palestra para aprender tudo que posso sobre portos”, observou.

O diretor da escola, Silvano Ramos, agradeceu a presença da Católica e explicou o objetivo do evento: “na verdade, hoje muitos alunos não sabem o que querem fazer. Então, a ideia foi fazer essa Feira de Profissões para ajudá-los a decidirem com mais segurança que curso vão escolher para o vestibular”.