Pró-reitora Acadêmica e aluno de Jornalismo participam de encontro nacional

A Pró-reitora Acadêmica da Unicap e professora do curso de Jornalismo, Aline Grego, vai participar da mesa-redonda “Luiz Beltrão, jovem: 50 anos de Iniciação à Filosofia do Jornalismo” no 23º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), no dia 5 de setembro,  na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no estado do Rio Grande do Sul.

A professora vai apresentar os resultados de sua pesquisa sobre os apontamentos de folkcomunicação no telejornalismo, ou seja, elementos da cultura popular na comunicação de massa. A temática não poderia ser diferente. Gaduada em Jornalismo pela Unicap, em 1981, Aline Grego foi repórter e editora dos principais telejornais da televisão pernambucana, entre os anos de 1982 a 1996.

Além desse trabalho, a professora também teve aprovada apesquisa “Quando um conto aumenta um ponto na representação: a mulher e o negro nos Suplementos Literários da Imprensa Recifense do século XX”, no Intercom Júnior, realizada em parceira com o aluno do 7º período do curso de Jornalismo e bolsista do Pibic/Unicap Tércio Amaral. Este trabalho vai destacar as principais formas de representação de duas categorias sociais que, muitas vezes, estava à margem das decisões políticas da sociedade brasileira no período analisado.

Luiz Beltrão – Fundador do curso de Jornalismo da Unicap, em 1960, ao lado do educador jesuíta Padre Mosca de Carvalho, ele é tido como um dos principais teóricos da comunicação no Brasil. Como jornalista, colaborou para jornais impressos de Pernambuco, como a Folha da Manhã e Diario de Pernambuco, onde exerceu o cargo de secretário de redação.

É de Luiz Beltrão, também, o título de primeiro Doutor em Comunicação no Brasil.  Sua tese, a da folkcomunicação, tem como objetivo analisar a interação entre a cultura popular e erudita. Como professor, ele foi incentivador de alunos como o pesquisador e fundador da Intercom José Marques de Melo, que este ano recebeu o título de Doutor honoris causa da Unicap, no 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.