Professores da Católica participam de reunião com a Fiat

Foto: Carolina Nogueira

Com a missão de incluir o maior número de pernambucanos na fábrica da Fiat, que vai ser instalada em Goiana, professores da Universidade Católica de Pernambuco participaram de um grande encontro na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). A reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (14), foi conduzida por representantes do setor de Recursos Humanos da Fiat, pelo secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado, Antônio Carlos Maranhão, além de outros docentes da UFPE, UPE, IFPE e Senai.

Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado
Gerente de Recursos Humanos da Fiat

Durante o encontro, que durou três horas, os professores foram convidados a se tornarem parceiros da empresa, que pretende empregar, já no primeiro momento, cerca de 7 mil pessoas. “Temos que encontrar as pessoas certas para as posições certas. A Fiat de Pernambuco não vai produzir um único modelo de carro, por isso precisamos aliar isso às inovações tecnológicas”, destacou a gerente de Recursos Humanos da empresa, Gleizia Prado.

Com o acordo firmado entra as instituições e a Fiat, os professores devem se preparar para qualificar os alunos a partir das demandas que compreendem os setores de mecânica, eletroeletrônica e automotiva industrial. O segundo passo vai ser uma visita que uma comissão técnica da empresa fará a cada Universidade. A ideia é mapear o perfil dos alunos e a qualidade do ensino aplicado para a construção de um novo modelo de fábrica no Estado.

“Há 35 anos, quando chegamos no Brasil, não acreditávamos que aqui em Pernambuco teríamos o espaço necessário para construir essa fábrica”, disse Gleizia.

Reprodução: Internet

Coube ao secretário Antônio Carlos Maranhão apresentar os principais tópicos que concretizam a escolha da Fiat pelo território pernambucano. “O PIB (Produto Interno Bruto) do Estado superou o índice brasileiro crescendo 4.6%, só no primeiro trimestre; e a educação é o principal foco de atração para os investimentos em Pernambuco”, cravou Maranhão.

Agora, para pernambucanizar esse grande investimento, os docentes devem agendar as visitas nas dependências das suas instituições. A cada dia, três universidades vão ser conhecidas. Além disso, os professores vão ter a oportunidade de visitar a fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais. O modelo deve servir de inspiração para a empresa que vai ser instalada em Pernambuco. “Essa decisão aproxima as indústrias das universidades. Essa parceria é fundamental para facilitar a formação dos alunos de acordo com o que o Estado precisa”, explicou o pós-doutorando e coordenador do curso de Engenharia Química da Católica, professor Wagner Eustáquio.