Professores e alunos de Jornalismo, Publicidade, Eventos e Jogos Digitais participam do 33º Intercom

O frio da região Sul é apenas um mero detalhe para a professora do curso de Jornalismo da Unicap Carla Patrícia e o aluno Gustavo Delfino. Os dois irão participar do 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, realizado entre os dias 3 e 6 de setembro deste ano no município de Caxias do Sul, no estado Rio Grande do Sul. O encontro, que reúne pesquisadores de todas as regiões do Brasil, este ano vai contar com o calor dos nordestinos, mas com embasamento teórico e disposição para debater os principais problemas e progressos dos estudos da mídia no Brasil e no mundo.

A Católica também estará representada no 33º Intercom pela Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; pelo coordenador do curso de Jornalismo, Alexandre Figueirôa; pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Duguay; pelo coordenador do curso tecnológico de Eventos, Alfredo Sotero; pelo coordenador do curso tecnológico de Jogos Digitais, Breno Carvalho; e pelos professores Fernando Fontanella, Fabíola Vasconcelos, Dario Brito, Ana Veloso e Juliano Domingues.

A professora Carla Patrícia vai apresentar o trabalho “Inclusão digital para o desenvolvimento local: códigos tecnológicos ampliam o debate e participação de professores e alunos na comunidade”. A pesquisa faz parte da produção da defesa do mestrado em desenvolvimento local de Patrícia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a orientação Profª Drª Sallet Tauk Santos.

O trabalho conta a trajetória de implantação de um programa de inclusão digital chamado Oi tô nomundo, do Instituto Oi Futuro, na Escola Estadual Coronel Nicolau Siqueira. Segundo a professora, que é graduada em Jornalismo pela Unicap e possui especialização em expressão gráfica pela UFPE, um dos resultados analisados conclui que não havia resistência por parte dos alunos inseridos no projeto. “O que faltava, em alguns momentos, era uma maior participação dos professores que, muitas vezes, não estavam preparados para essa inclusão”, frisou.

Já o trabalho do aluno do 7º período de Jornalismo da Unicap Gustavo Delfino demonstrou a sensibilidade do jornalismo em temas de interesse nacional, como o caso das recentes enchentes de Pernambuco e a Copa do Mundo na África. A pesquisa “Análise do conteúdo jornalístico nas capas do Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco: Tragédia x Euforia, Chuvas x Futebol” foi realizada em parceria com o professor Dario Brito e promete refletir, principalmente, o processo de criação e percepção do discurso jornalístico na capa de jornais de grande tradição no Brasil, como o Diario de Pernambuco – considerado o jornal mais antigo em circulação na América Latina.

Segundo o estudante Gustavo Delfino, o presente trabalho é fruto de outras experiências acadêmicas, como a disciplina de Prática em Pesquisa lecionada pelo professor Dario Brito. Ele destacou, ainda, que o trabalho pretende investigar assuntos que transitam pelo conhecimento acadêmico e jornalístico. “O objetivo da pesquisa é promover uma reflexão sobre a seleção dos conteúdos nas capas do Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco, considerando como base os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade, não esquecendo o ethos jornalístico de passar para o leitor as informações necessárias para o exercício pleno da cidadania”, afirmou Gustavo.

Tradição Acadêmica – Os dois pesquisadores revelam o engajamento da Unicap nos principais congressos nacionais de comunicação. A universidade, este ano, foi palco do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e teve como homenageado o pesquisador e fundador da Intercom José Marques de Melo. Mas, é bom destacar que no próximo ano a Unicap será a próxima sede do Intercom, em virtude das comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo, um dos mais antigos do Brasil e o primeiro do Norte e Nordeste.

A Pró-reitora Aline Grego vai participar de uma mesa- redonda sobre a comemoração do lançamento da obra “Filosofia do Jornalismo”, de autoria do fundador do curso de Jornalismo da Unicap, professor Luiz Beltrão. A professora Aline Grego também teve um trabalho aprovado que analisa a representação da mulher e do negro nos suplementos literários da imprensa recifense do século XX, em parceria com o aluno e bolsista do Pibic/CNPq Tércio Amaral.

Reconhecidamente apaixonada pelo curso de Jornalismo da Unicap, a Pró-reitora e professora Aline Grego também vai apresentar no 33º Intercom um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Unicap (Assecom) sobre os principais pontos turísticos de Pernambuco, a estrutura do estado para receber eventos nacionais, além de um breve histórico do curso de Jornalismo da Unicap.